COCAMAR: Cianorte sedia o 4º Encontro de Produtores de Café

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No mercado, preços remuneradores para a saca de café e, no campo, cafeeiros floridos, sinalizando que a safra que em 2012 poderá ser generosa. Com um cenário tão animador, a Cocamar promove nesta quarta-feira (21/09), em Cianorte, a quarta edição do Encontro de Produtores de Café, exclusivo para cooperados convidados. Na agenda, que começa às 8h no Espaço Hangar Eventos, 250 participantes de vários municípios, entre produtores e técnicos, vão assistir a duas palestras e, ao final, a cooperativa faz a premiação dos vencedores do Concurso de Produtividade. 

Em pauta - “Desafios da mecanização”, um tema recorrente nas últimas edições, será tratado pelo especialista da Universidade Federal de Lavras (MG), Fábio Moreira da Silva. Neste 2011, pela primeira vez, lavouras da região da Cocamar foram colhidas mecanicamente, o que deverá acontecer de forma cada vez mais intensa nos próximos anos, dada a exiguidade de mão de obra. A segunda palestra do dia fica por conta do experiente pesquisador José Braz Matiello, do Mapa e da Fundação Procafé. Ele vai traçar um panorama da produção e orientar sobre cuidados com a lavoura. 

Crescimento - Para o coordenador de culturas perenes da Cocamar, Leandro Cezar Teixeira, o café tem tudo para retomar seu crescimento na região, “mas é preciso que os produtores priorizem alguns fatores e não se deixem levar apenas pelos preços praticados no momento”. Entre esses fatores, cita a produtividade, a qualidade e a conversão da lavoura para a mecanização, o que reduz custos.

Produtividade média - Na região da Cocamar, a média de produtividade é de 17 sacas por hectare, em média. Mas há cafeicultores que, neste ano, conseguiram multiplicar por três, quatro ou cinco vezes essa quantidade por hectare, graças a forma profissional e sustentável como veem o negócio. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados