CLIMA: Primavera será marcada pela volta do fenômeno La Niña

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A primavera começou nesta sexta-feira (23/09), às 6h04. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a estação será marcada pelo retorno do fenômeno La Niña, com intensidade que deve variar entre fraca e ocasionalmente moderada. De acordo com o Instituto, os efeitos na Região Sul do País estão principalmente associados ao rápido deslocamento das frentes frias sobre o Estado, o que implica em chuvas irregulares na sua distribuição espacial e no tempo (curta duração).

 

Chuvas - O regime das chuvas no Paraná ao longo do trimestre outubro-novembro-dezembro de 2011 será próximo ao registrado na média histórica. As chuvas ocorrerão de forma muito irregular, tanto no tempo (eventos de curta duração) quanto na distribuição espacial (eventos em pontos isolados). Com isso. no decorrer do segundo semestre de 2011 deverá ser observado condição de estiagem em diversos pontos do estado. Não se descarta a ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes, porém estes eventos serão intercalados com dias consecutivos secos.

 

Temperaturas – Ainda de acordo com o Simepar, a tendência das temperaturas para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2011 também é de que as mesmas fiquem próximas da média histórica. O início da estação apresenta maior amplitude térmica, que é  a diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, mas que gradativamente tendem a diminuir a medida que o verão se aproxima. Grandes variações na temperatura ocorrerão em períodos curtos devido ao rápido deslocamento de frentes frias, contudo, estas variações ocorrem em intervalos de tempo de alguns dias, ou seja, estão inseridas na previsão de tempo de curto prazo. (Com informações do Simepar)

Conteúdos Relacionados