COAMO I: Safra com otimismo em Reserva

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Produtores associados da Coamo aguardam com expectativa a safra de verão 2011/12 na região de Reserva (Centro-Norte do Paraná). Isto porque esta é a primeira safra que conta com o apoio, assistência e estrutura moderna  de um novo entreposto que será inaugurado brevemente para atender as necessidades dos 260 cooperados. Eles já se programaram antecipadamente com a aquisição dos insumos e terão a sua disposição a partir desta nova safra 2011/12 os produtos e serviços com  a qualidade Coamo.            Antes da chegada da cooperativa, os produtores estavam sendo atendidos pelos técnicos do entreposto de Cândido de Abreu, distante 60 km de Reserva. Mas, a partir deste ano, tudo mudou e para melhor. 

Tudo vai ficar mais fácil - O cooperado Enéas Scheidt Rickli é um dos entusiastas com a chegada da Coamo. “Nasci aqui na região, na fazenda Rincão Cumprido, em Tibagi. A Coamo vai beneficiar muita gente, vou andar 30 Km e tudo vai ficar mais fácil. Antes, eu andava muito mais, não tenho dúvidas que a nossa realidade já está mudando”, afirma.Rickli já participou do Plano de Insumos 2011/12 e  reservou os produtos que vai utilizar para semear 200 alqueires de soja e outros 30 com milho na safra de verão. “Com a Coamo a gente tem segurança, faz o planejamento e vai retirando os insumos aos poucos. Isso nos dá uma grande tranquilidade  para   fazermos bem feito. Sabemos plantar e com tecnologia e assistência tudo fica melhor. A Coamo é uma cooperativa séria e trabalha para o sucesso dos seus cooperados”, diz Enéas, um dos cinco membros da família Rickli que já se associaram na Coamo. “Agora é só fazermos um bom plantio, esperar bom clima, colher bem e encher os armazéns da Coamo”, assegura.

Expectativa de maior produtividade na região - O sentimento de alegria no semblante dos produtores da região é o  mesmo na família Souza, que há cinco anos vinha atuando com a Coamo em Cândido de Abreu. Eles sabem muito bem como funciona a filosofia da cooperativa. Jacson de Souza, filho do cooperado Esmael, comemora a chegada da cooperativa que ficará mais perto da propriedade. “Os custos com fretes serão reduzidos. Antes tínhamos que andar 80 km e agora somente 20 km. Já ficou melhor para a retirada dos insumos e quando começar a colher a safra, vamos ficar bem pertinho dos armazéns da cooperativa”, diz Jacson. 

Assistência técnica - Ele destaca a assistência técnica que já apoiou no planejamento e apoiará no plantio a partir deste mês com a cultura do milho, e depois em novembro com a soja. “Com a assistência da Coamo acredito que haverá melhoria nos nossos níveis de produtividade e a soja poderá passar da média de 110 sacas por alqueire e até superar as 140 sacas. Com capricho, tecnologia e a Coamo, todos nós ganhamos”, diz o cooperado que também trabalha com pecuária na sua propriedade. (Imprensa Coamo)

{gallery}noticias/2011/Setembro/27/2011927151711/{/gallery}

Conteúdos Relacionados