CAMINHOS DO CAMPO: Expedição \"Rumos da safra\" já visitou Norte, Noroeste e Centro-Oeste

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A expedição “Rumos da safra – uma viagem ao Paraná que produz”, lançada no último dia 11/09 pelo jornal Gazeta do Povo/Caminhos do Campo, já percorreu a região Norte, Noroeste e Centro-Oeste do Estado, onde foram realizadas diversas reuniões com os produtores. A expedição conta com o apoio técnico da Faep e da Ocepar. O analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti, participa do projeto. Segundo ele, os produtores têm se mostrado mais animados para a próxima safra, que começa a ser plantada. O otimismo se deve, de acordo com Mafioletti, a três questões básicas: perspectivas de melhoria do clima, redução nos custos de produção e disponibilização do seguro agrícola para soja e milho. Os técnicos que acompanham a expedição têm repassado aos agricultores um panorama da agricultura no Brasil e no Paraná. No caso dos grãos, houve perda de 22 milhões de toneladas no País nas duas últimas safras, sendo que 11 milhões de toneladas foram reduzidas só no Paraná, o que representa perda próxima de R$ 4 bilhões. Além disso, os focos de aftosa decretados pelo Mapa também geraram prejuízos aos pecuaristas. Mafioletti destacou a importância do contato direto com o produtor, que nessas reuniões tem a oportunidade de expor suas dificuldades e expectativas.

O projeto - A intenção da expedição é antecipar aos produtores paranaenses e também do País as tendências de como deverá se comportar a próxima safra de verão (2006/2007) em termos de clima, estrutura, intenção de produção, mercado e comercialização, logística e agroindústria. Durante todo o mês de setembro uma equipe formada por jornalistas (repórter e fotógrafo), técnicos e analistas de mercado da Faep e Ocepar percorrem as regiões produtoras do Paraná para colher dados com produtores, lideranças do setor e entidades oficiais. Estão agendadas visitas a sindicatos, cooperativas, propriedades rurais e reuniões com agricultores em cidades-pólo do Estado.

Roteiro – A viagem começou no dia 11, rumo à Londrina. Entre os dias 12 e 15 de setembro foram visitadas as regiões Norte e Norte Pioneiro. De 19 a 22/09, Centro-Oeste e Noroeste; de 26 a 30/09, Oeste e Sudoeste, e nos dias 2 e 3 de outubro região dos Campos Gerais.

Conteúdos Relacionados