AGRÁRIA: Exposição apresentará desafios e alegrias dos imigrantes suábios

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Quem nos tempos atuais passa pelas ruas do distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR), não supõe que por trás do aspecto de organização e de tranquilidade, marcado por árvores e campos, existe a trajetória de imigrantes suábios do Danúbio (origem alemã) que, após haver abandonado suas propriedades no sudeste da Europa (Croácia, Romênia e Hungria) por causa da Segunda Guerra, viveram em seus primeiros anos de Brasil, na década de 50, a aventura de construir uma comunidade numa área até então sem estradas, abastecimento de água ou luz elétrica. 

 

60 anos - A história da imigração, que teve por base a fundação da Cooperativa Agrária e foi pontuada pela dificuldade inicial de compreender a língua, o clima e o solo do novo país, será um dos atrativos da festa dos 60 anos da imigração suábia que pioneiros e descendentes, com apoio da Cooperativa e da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, promoverão, no distrito, de 4 a 8 de janeiro de 2012.

 

Fases - Na Praça Nova Pátria, os visitantes poderão percorrer uma exposição sobre as várias fases das comunidades suábias - uma série de estações apresentando em imagens e objetos os desafios que foram surgindo no decorrer dos anos. Em meio às curiosidades, o público descobrirá, por exemplo, que no final da década de 60 as frustrações de safra e a aparente falta de perspectivas haviam levado cerca de metade dos suábios a deixar o distrito, migrando para outros lugares do Brasil ou ainda partindo de volta para a Europa.

 

Inovação - Enfocando também Entre Rios e a Agrária nos dias de hoje, a exposição substituirá, neste jubileu, o tradicional desfile histórico, que era realizado em frente ao prédio administrativo da cooperativa. “A inovação é um dos valores da Agrária e por isso desta vez estamos inovando, com uma exposição em vez do desfile”, comentou o vice-presidente da Cooperativa, Paul Illich, que integra a comissão organizadora do evento.

 

Apresentações  - Trazendo ainda em sua programação apresentações de grupos de cultura tradicional suábia, ao lado de shows e bailes com vários conjuntos musicais, a festa dos 60 anos da imigração suábia em Entre Rios promete figurar entre os maiores eventos de Guarapuava no ano que vem.

 

Museu histórico - A maior parte da programação acontecerá, assim como a exposição histórica, também na Praça Nova Pátria. Um dos pontos altos da festa, entretanto, ocorrerá dia 5, às 17h, ao lado do Centro Cultural Mathias Leh: a inauguração do novo prédio do Museu Histórico de Entre Rios, numa cerimônia que deverá reunir autoridades estaduais, regionais e locais, e centenas de pessoas da comunidade. (Imprensa Agrária)

{gallery}noticias/2011/Dezembro/8/201112815354/{/gallery}

Conteúdos Relacionados