BATAVO: Festa comemora sucesso do Cooperjovem em 2011

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 320 alunos de 4º ano de escolas de Carambeí (PR) participaram, na última terça-feira (06/12), das atividades recreativas e culturais de encerramento do Programa Cooperjovem 2011 no município.  Na abertura do evento, realizado na sede da Associação dos Funcionários da Cooperativa Batavo, o secretário da Educação de Carambeí, professor Ângelo Carneiro, agradeceu o importante apoio da Batavo junto à Secretaria, favorecendo projetos que interagem escola e comunidade de entorno, transformando a vida das pessoas envolvidas no programa de forma acertiva.

 

Importância - “Sabemos da importância que a cooperativa tem no desenvolvimento do município e no interesse pela comunidade. Esta parceria valoriza também os professores, que garantem o sucesso do programa, contribuindo numa educação estruturada, formando cidadãos civilmente preocupados com o próximo”, define o secretário, que durante o evento já  firmou a continuidade do Cooperjovem para novas turmas de 2012.

 

Atividades - O agente do Cooperjovem da Batavo, Luciano Tonon Silva, apresentou as atividades desenvolvidas com as escolas em 2011, como as visitas ao Iapar, à cooperativa e ao Parque Histórico de Carambeí, juntamente com as capacitações e encontros do Cooperjovem com as professoras, mostrando como o programa fornece formação e ferramentas para sua aplicabilidade.

 

Premiações - O evento revelou talentos nas escolas. Foram premiados 14 alunos no Concurso de Redação, que receberam um kit escolar. A vencedora, Anna Paula Musial, da escola José Pedro Novaes Rosas, ganhou uma bicicleta. Na categoria projetos cooperativos, venceu o projeto que trabalhou temas como regras e valores que norteiam o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de uma Sociedade, desenvolvido pela professora Sintia Mara dos Santos, com sua turma da escola Fátima Augusta Bosa. Para Sintia, que ganhou um i-pod, o projeto resgatou nos alunos atitudes pelas quais regras e valores são elementos essenciais para o sucesso e o progresso da sociedade. As demais professoras, orientadoras e diretoras foram homenageadas com buquê de rosas.

 

Projetos - Os projetos desenvolvidos nas escolas mostraram a capacidade de mobilização das professoras junto a comunidade. No tema Biodiversidade, foi trabalhada a preservação da mata das araucárias através do plantio de pinheiros, e um estudo sobre a gralha-azul, uma ave em extinção responsável pela perpetuidade da espécie nativa. Outro projeto interessante trabalhou a criação do primeiro negócio, onde os alunos locavam dvd´s durante os intervalos das aulas, formando noções de empreendedorismo e de constituição de uma cooperativa, com assembléias para definir novas compras e aplicações do valor arrecadado.

 

Recreações - Após as premiações, os alunos aproveitaram a manhã para fazer um lanche nos bosques da associação, aproveitando para se divertiram com diversos brinquedos e atividades, como forma de retribuição pelo comportamento positivo proporcionado pela cooperação trabalhada durante o ano.

 

Objetivo cumprido - Para o coordenador do programa, Luciano Tonon Silva, mais uma vez o Cooperjovem atingiu seus objetivos, incitando nos pais, alunos, professores e escola a vontade de contribuir para uma sociedade melhor, pautada em valores que beneficiarão a futura geração. “Esta parceria entre cooperativa, Sescoop e Secretaria da Educação fortalece o programa, e cria ações nas escolas que favorecem a solidariedade, surgindo soluções inovadoras através do entrosamento entre professor, aluno e familiares”, finaliza, enaltecendo os professores pelos brilhantes trabalhos apresentados. (Imprensa Batavo)

Conteúdos Relacionados