TRABALHO: Sescoop lança Programa Nacional Aprendiz Cooperativo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vai apresentar, na terça-feira (25/11), as metas do Programa Nacional Aprendiz Cooperativo. O anúncio será feito durante palestra que o gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop, José Luiz Pantoja,  fará na I Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional. O evento, marcado para os dias 24 a 26/11, será promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília (DF). Durante a conferência, o MTE vai homologar a meta de inserção de 800 mil aprendizes profissionais no mercado de trabalho até 2010. A abertura do evento será no dia 24, às 19h e contará com a presença do presidente Lula e do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.  

Cooperjovem - Segundo José Luiz Pantoja, o Programa Nacional Aprendiz Cooperativo será inserido no Programa Cooperjovem, adotado pelo Sescoop no ano 2000. Este último, estimula a formação de uma consciência sobre cooperação e cooperativismo entre alunos do ensino fundamental e médio, nas escolas públicas e cooperativas educacionais. "O que chamamos de segunda fase do Programa Cooperjovem já é a prática do aprendiz cooperativo. Pois trata-se da preparação de jovens na faixa de 14 a 24 anos,  para o mundo do trabalho, fazendo-o perceber que por meio da cooperação, ele poderá se inserir no mercado, incentivando a autonomia financeira e a geração de renda", explica o gerente da GEADG.

Conferência - Na programação da I Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional constam palestras, painéis e debates sobre assuntos ligados à formação profissional de jovens. São esperados especialistas em formação profissional de todo o País.  (OCB)

Conteúdos Relacionados