DIA INTERNACIONAL: Cooperativas constroem um futuro melhor para todos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
102º Dia Internacional das Cooperativas da ACI
30º Dia Internacional das Cooperativas da ONU
O primeiro sábado do mês de julho é muito especial para nós, cooperativistas. É nessa data que, anualmente, celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo. Assim, neste 6 de julho, estaremos, em todas as partes do mundo, comemorando esse dia tão importante para o setor. No mundo, há três milhões de cooperativas, com um bilhão de cooperados, o que representa 12% da população mundial, gerando 280 milhões de empregos, de acordo com últimos dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). No Brasil, são 4.693 cooperativas, com 20,5 milhões de cooperados, que possuem 524.235 empregados, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). No Paraná, as 225 cooperativas registradas no Sistema Ocepar contabilizam 3,5 milhões de cooperados e 140 mil funcionários. Assim, quero saudar todos os cooperativistas, principalmente das nossas cooperativas paranaenses, pelo Dia Internacional do Cooperativismo.
Essa celebração é realizada mundialmente desde 1923 e foi oficialmente proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no centenário da ACI, em 1995. Desde então, a ONU e a ACI sempre escolhem um tema para destacar as contribuições das cooperativas para o bem-estar geral das comunidades. O lema de 2024 é “Cooperativas constroem um futuro melhor para todos”.
Vamos aproveitar para divulgar à sociedade os diferenciais do nosso modelo de negócio. As cooperativas existem para organizar economicamente as pessoas. Mas não é apenas o aspecto econômico que orienta a atuação do cooperativismo. Temos nossos princípios e valores. A cooperação é muito mais importante do que uma simples competição de mercado. É a essência do que o cooperativismo realiza em todo o mundo. E, cooperando, as pessoas têm mais oportunidades e uma condição social melhor.
Nosso propósito é dar suporte ao nossos cooperados, para que eles obtenham renda e qualidade de vida e, ao mesmo tempo, crescer junto com as comunidades ao nosso entorno, sem descuidar também das questões ambientais. Onde há cooperativas, há desenvolvimento sustentável.
Esse é um fato inclusive atestado pela ONU, que reconhece o movimento cooperativo como parceiro-chave na aceleração do desenvolvimento sustentável e convoca seus estados membros a apoiar e fortalecer os ecossistemas empreendedores das cooperativas. Em 2023, o relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Cooperativas no Desenvolvimento Social apontou que as cooperativas têm um histórico de promoção do desenvolvimento econômico e social de todas as pessoas, incluindo grupos marginalizados. De acordo com o documento, o cooperativismo demonstra consistentemente sua resiliência em tempos de crises sociais e econômicas.
A valorização ao nosso movimento foi expressa mais uma vez pela ONU, ao declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. É a segunda vez que isso ocorre. A primeira vez foi em 2012. Dessa forma, neste ano, a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo marca também o início da nossa jornada rumo à mais esse momento importante para nós, que irá se estender ao longo do ano que vem.
No Brasil, a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo também é marcada pela celebração do Dia C – Dia de Cooperar. É um momento muito bonito, de intercooperação e integração com as pessoas. Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social que atende ao sétimo princípio do cooperativismo - interesse pela comunidade. Também é um estímulo ao voluntariado. As ações do Dia C são promovidas permanentemente. Mas no Dia Internacional do Cooperativismo, a ideia é dar visibilidade aos projetos implementados pelas cooperativas, que impactam positivamente na sociedade. São ações simples que mobilizam pessoas e que fazem a diferença.
No Paraná, muitas cooperativas estão se organizando para promover iniciativas conjuntas que vão beneficiar comunidades, entidades filantrópicas, hospitais, escolas, entre outras organizações, por meio de atividades diversas, que vão desde arrecadação de donativos, como roupas, calcados, alimentos não perecíveis, entre outros itens, até prestação de serviços gratuitos de saúde, cidadania e educação financeira. Haverá ainda ações em prol dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Em Curitiba, vamos realizar uma ação neste sábado (06/07), em parceria com a Escola Social Marista Esperança, localizada no bairro Prado Velho, o Senac, Sesi, e as cooperativas DentalUni, Sicoob Sul, Sicredi Integração e Unimed Federação. A programação é variada e contempla prestação de serviços, entretenimento, cultura, lazer e muita solidariedade.
O cooperativismo é isso. Algo simples, consistente, importante e que traz felicidade para as pessoas. Vamos juntos celebrar a cooperação!
José Roberto Ricken
Presidente do Sistema Ocepar
Clique aqui e confira a mensagem do presidente José Roberto Ricken em vídeo
Clique aqui e confira os indicadores do cooperativismo paranaense