Sicredi Paranapanema conclui regime de co-gestão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cooperativa de crédito Sicredi Paranapanema, de Cambará, que há quase dois anos vinha sendo administrada em regime de co-gestão com a Sicredi Central, readquire a partir de hoje a completa autonomia administrativa. O regime de co-gestão começou em julho de 2002, com objetivo de permitir a reestruturação da cooperativa. O presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes, que viajou a Cambará para concluir o regime de co-gestão, disse que nesse período a cooperativa foi completamente reestruturada e, mesmo sem aumentar o número de unidade de atendimento, dobrou o volume de recursos administrados, passando de R$ 12,9 milhões em 2002 milhões para 24,7 milhões atualmente.

Regime de co-gestão – O regime de co-gestão das cooperativas de credito, com a participação da cooperativa central, é previsto pelo Banco Central para o funcionamento das cooperativas de acordo com preceitos e normas que regulam o setor. Cabe às cooperativas centrais, por delegação do Banco Central, realizar o acompanhamento das cooperativas singulares de crédito e, quando necessário, as auditorias. A Sicredi Central tem uma equipe de auditores que está acompanhando sistematicamente o desempenho das cooperativas filiadas, o que permite detectar eventuais problemas e saná-los antes que causem transtornos incontroláveis. A Sicredi Paranapanema concluiu o regime de co-gestão com excelente resultado, segundo avaliam os auditores da Sicredi Central Paraná.

A responsabilidade dos dirigentes – Seno Lunkes, presidente da Sicredi Central, afirmou que o fim do regime de co-gestão na Sicredi Paranapanema comprova a profissionalização do sistema que, embora seja formado por cooperativas independente, funciona dentro de um padrão de eficiência, com marca e produtos únicos, com objetivo de prestar serviços aos associados. “Ao devolvermos a gestão aos dirigentes da Sicredi Paranapanema vamos enfatizar que a responsabilidade deles é administrar a cooperativa em benefício de todos os seus associados, como vem ocorrendo hoje,a firmou Lunkes”. A Sicredi Paranapanema é presidida por Claudinei Angelin, tendo como vice-presidente Valdir Mariano de Souza. Ambos foram escolhidos para substituir o presidente o vice-presidente após iniciado o regime de co-gestão.

Conteúdos Relacionados