SICREDI: Concurso premiou o melhor texto com uma moto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Contribuir, colaborar por melhor qualidade de vida, integrar, desenvolver alguns dos objetivos do cooperativismo. É com este espírito cooperativista que a Sicredi São Cristóvão realizou a segunda edição do PSIU Prêmio Sicredi Universitário. A cada ano o PSIU apresenta um tema, para este a sugestão eleita entre representantes das instituições parceiras foi "Cooperativismo de Crédito Características e Influências na Comunidade". A Sicredi realiza o PSIU como forma de integração e busca de conhecimento, para a Sicredi valorizar o ser humano e ajudá-lo a se desenvolver tem sido um grande objetivo. Tanto é verdade que a cooperativa foi agraciada com o prêmio Top Ser Humano pela Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Premiação - A solenidade de premiação foi realizada na última sexta-feira 14, no anfiteatro da FADEP em Pato Branco. Acadêmicos, representantes das instituições de ensino e autoridades vindos de toda área de abrangência da Sicredi São Cristóvão acompanharam atentamente todo o evento que se dividiu em duas partes. Na primeira parte foram feitas as homenagens e a entrega da premiação, na segunda parte apresentação da peça teatral "o Bêbado" com Fábio Silvestre semifinalista do quadro quem chega lá no domingão do Faustão. Todo ano o troféu do PSIU leva o nome de uma celebridade regional da literatura, este ano o homenageado foi o professor e mestre Settilo Voltolini, a homenagem emocionou os presentes, Settilo foi uma pessoa ilustre no fazer literário com grande colaboração, um pioneiro de Pato Branco que faleceu em janeiro deste ano, no ano passado ele colaborou intensamente com o PSIU, fazendo parte inclusive da banca julgadora regional representando a ALAP (Academia de Letras e Artes de Pato Branco). 

 

Concurso literário - O Psiu é um concurso literário, sendo que para participar o acadêmico precisava produzir um texto dissertativo sobre o tema escolhido. Participaram cerca de 200 acadêmicos das faculdades e universidades paranaenses entre elas: Fadep, Mater Dei e UTFPR de Pato Branco, Unics de Palmas, FESC de Clevelândia e Unilagos de Mangueirinha, de Santa Catarina participaram a Unoesc e UNC, campus de Videira e Fraiburgo. Para a fase regional foram selecionados 18 trabalhos que foram julgados por uma banca formada por representantes das instituições de ensino, representantes da ALAP e da imprensa, que definiram o melhor texto do concurso.

Vencedores - A principio seria premiado os três melhores textos, porém a comissão organizadora ampliou e premiou os 5 melhores: sendo  que o quinto lugar ficou com a acadêmica Lindair Maria Frezza da UNICS, 4º lugar para Juliano Cesar Gross da UNILAGOS, o 3º lugar também foi para o UNICS através do acadêmico Jairo Gomes Martins, o 2º lugar foi para a acadêmica Márcia Lopes da Silva da FADEP, todos receberam um troféu e um MP4. A grande vencedora foi à acadêmica Manuela Giacomoni da Unilagos de Mangueirinha que recebeu as chaves da moto 0 km. (Imprensa Sicredi São Cristóvão)

Conteúdos Relacionados