SESCOOP: Formatura das Jovens Lideranças Cooperativista

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No sábado (09/08), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realizou a solenidade de formatura da primeira turma do Curso de Jovens Lideranças Cooperativista. O grupo, com 20 jovens, é da Cooperante (PR), de Campo Tenente (PR), onde o Programa, que tem o mesmo nome do curso, foi lançado nacionalmente no ano passado. A solenidade contou com a presença do presidente da cooperativa, Guilherme Grein, do coordenador de Promoção Social da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG), do Sescoop, Jorge Toledo, do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche, e dos analistas de Autogestão do Sescoop-PR, Humberto César Bridi e Marcelo Martins.

Responsabilidade - Bastante emocionado, o presidente da cooperativa, Guilherme Grein, disse que a formatura da turma é um presente para a cooperativa, que completa 10 anos de fundação. "Também é a realização de um sonho, porque com o aumento do número de associados, a sustentabilidade da cooperativa depende fundamentalmente de pessoas extremamente preparadas e com conceitos atuais", afirmou.  O dirigente ainda destacou que a responsabilidade dos jovens não acaba com a conclusão do curso. "Vocês tiveram a oportunidade de aprender conceitos, desenvolver lideranças e agora terão que ser capazes de fazer a diferença, contribuindo para a continuidade da nossa cooperativa e também para o desenvolvimento da sociedade". 

Evolução - O coordenador do programa no Sescoop-PR (Sescoop/PR), Marcelo Martins, conta que está satisfeito com a evolução do grupo. "Há um ano, encontrei jovens individualistas, tímidos e que conheciam pouco sobre cooperativismo. Hoje, o cenário mudou e temos jovens pró-ativos que trabalham em grupo e completamente consciente sobre o papel do setor cooperativista para o desenvolvimento de sua comunidade", disse. Martins usou como exemplo a festa de formatura organizada pelos alunos na Casa de Cultura Dom Polski, em Campo Tenente. "Eu me surpreendi quando encontrei em minha mesa o convite e a programação elaborada pelo grupo. É um  exemplo de organização, planejamento e trabalho em grupo", diz o coordenador.

Conquista - Para o coordenador de Promoção Social, Jorge Toledo, a conclusão da primeira turma do Programa Jovens Lideranças representa uma conquista para o cooperativismo brasileiro. "Formar jovens conscientes do seu papel como voluntário, protagonista e empreendedor cooperativista poderá transformar a realidade de comunidades e cooperativas". Ele explica que o curso dá subsídios para avaliar as necessidades quanto à saúde, renda, cultura, educação e do próprio negócio da cooperativa, e propor soluções participativas que envolvam a juventude local. "Estamos dando um grande passo no fortalecimento da rede nacional de jovens líderes cooperativistas.

Estratégias de gestão - Atualmente, o Programa de Jovens Lideranças Cooperativista possui 14 turmas no Brasil. O Programa, de 290 horas, criado pelo Sescoop tem o objetivo de fomentar estratégias de gestão de cooperativa e viabilizar alternativas de sucessão nessas organizações, garantindo a continuidade e o fortalecimento do Sistema. A metodologia de ensino aplicada no programa é bem flexível. Adapta-se às dimensões da cooperativa e sua forma de atuar junto à comunidade. Também respeita as características da região que influenciam o jovem. Ela é composta por abordagem teórico-cognitiva: conteúdos teóricos sobre o papel do líder no sistema cooperativo; abordagem vivencial que inclui atividades, exercícios e provas situacionais, nos quais o jovem poderá experimentar, na prática, o conhecimento adquirido na primeira fase e perceber a eficácia dos conceitos apresentados; e o projeto aplicativo.O material didático do programa é composto por três livros (módulo básico, intermediário e avançado), livros de exercício e mochila. (Com informações OCB)

Conteúdos Relacionados