REUNIÃO INSTITUCIONAL: Ceilin e Ocepar discutem estratégias de atuação no setor de educação e ensino de línguas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

reuniao institucional 13 08 2021Representantes da Ceilin (Cooperativa de Educadores e Instrutores de Línguas de Curitiba) e do Sistema Ocepar realizaram, na tarde de quinta-feira (12/08), reunião institucional para discutir indicadores e cenários do cooperativismo do Paraná. As perspectivas e desafios às cooperativas do ramo de trabalho e produção de bens e serviços (TPBS), em especial no setor de educação e ensino de línguas, foram os temas principais do encontro. A reunião, por meio de videoconferência, contou com a presença do presidente da Ceilin, André Luiz Galor, da diretora secretária Glaucia Vargas Sanchez, da diretora tesoureira Vivian Bosch e da contadora Flavia Garcia. Os dados econômicos e financeiros do setor e da cooperativa foram repassados pelo analista de desenvolvimento cooperativo do Sistema Ocepar, Emerson Barcik.

A cooperativa - Fundada em 2 de maio de 2005, a cooperativa está sediada em Curitiba e atua na prestação de serviços de ensino de línguas, tradução e interpretação. A Ceilin tem 108 cooperados, que são profissionais formados em letras e áreas afins, qualificados para o ensino das línguas árabe, alemão, chinês, espanhol, francês, hebraico, holandês, inglês, italiano, japonês, russo, polonês, ucraniano, além de português para estrangeiros. A cooperativa adaptou sua estrutura, com o foco nos cursos online, e passou a chamar-se Academia de Línguas do Paraná, divulgando os serviços prestados por seus cooperados por meio de uma página na internet e presença nas redes sociais.

O ramo - Em 2020, o ramo de trabalho e produção de bens e serviços teve um faturamento global no Paraná de R$ 205,6 milhões, alta de 4,6% em comparação a 2019. No total, o setor tem 7.634 cooperados e 75 funcionários. As 11 cooperativas do ramo atuam em diversas áreas, como agropecuária, educação, cultura, lazer e turismo.

 

Conteúdos Relacionados