RAMO SAÚDE: Medicina Preventiva da Unimed Londrina atende 2 mil clientes

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Com foco na promoção da saúde, as Unidades de Negócio da Unimed Londrina ampliam os serviços oferecidos pela singular, reduzindo custos assistenciais e oferecendo novas oportunidades aos clientes. A unidade de Medicina Preventiva é uma delas e, no último mês ,atingiu uma marca significativa: dois mil clientes atendidos pelos programas “Bem-me-Quer” e “Prover”, que atendem pacientes com diabetes e hipertensão arterial. 

Mudanças de atitude - Os programas preventivos visam estimular mudanças de atitudes nos clientes Unimed, orientando-os sobre hábitos saudáveis, minimizando efeitos de comportamentos de risco e incentivando o melhor controle de doenças crônicas. Uma equipe multidisciplinar composta de assistentes sociais, professores de educação física, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos dá o apoio necessário aos tratamentos prescritos pelos médicos. 

Retornos - “É comum encontrarmos pacientes hipertensos e diabéticos que estão há mais de um ano sem comparecer aos retornos solicitados pelos médicos, como também aqueles que não usam corretamente as medicações prescritas, não realizam os exames solicitados e, principalmente, não adotam os hábitos de alimentação, atividade física e cessação do tabagismo orientados pelo médico”, conta o gestor de Promoção à Saúde da Unimed Londrina, Wilson Liuti Costa Júnior.

Adesão - Para Wilson, o grande papel da equipe de promoção de saúde é auxiliar esse paciente a conseguir aderir a todas essas recomendações, lembrando da importância dos retornos com seus médicos de referência e auxiliando na mudança de hábitos. “Esse trabalho tem como objetivo, principalmente, prevenir complicações como infarto ou acidente vascular cerebral, que, pela análise do perfil epidemiológico, estão entre as doenças responsáveis pela maior parte do custo assistencial em internações de nossa Cooperativa”, explica. 

Estímulo à prevenção - O superintendente da área de Provimento de Saúde, Jorge Luiz Gonçalves, ressalta que atingir esta meta consolida a visão da cooperativa no estímulo à prevenção. “É um desafio, algo que precisa ser construído gradativamente. Estes programas melhoram a qualidade de vida dos clientes e, em consequência, ajudam a Cooperativa na administração do risco da carteira de clientes.” O superintendente destaca também que projetos como estes estão em sintonia com os objetivos estratégicos da empresa traçados para médio e longo prazo e que contribuem na melhora do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS) junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Outros programas - A gestão de promoção de saúde da Unimed Londrina conta ainda com programas como “Curso de gestantes”, “Planejamento familiar”, “Amamentar” e “Atividade física”, além do circuito de Medicina Preventiva nas empresas, abordando o tabagismo. “Todos fazem sucesso com seu público específico e, cada vez mais, as indicações boca a boca entre os clientes e as indicações dos médicos cooperados têm trazido clientes para participar dos grupos”, ressalta.

Avaliação - Para serem atendidos pelos programas, os clientes que apresentem diabetes e hipertensão arterial podem procurar a unidade de Medicina Preventiva ou ligar agendando uma avaliação. É preciso que o paciente traga um documento comprovando que tenha diabetes ou hipertensão, que pode ser um exame ou a própria receita médica. Para tabagistas e gestantes, não é exigido encaminhamento médico. Segundo Wilson, vários colaboradores que se encaixam no perfil dos programas já estão participando das atividades. (Imprensa Unimed Londrina)

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