RAMO CRÉDITO: Novo módulo do Formacred é ministrado a conselheiros fiscais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Conselheiros fiscais dos sistemas Sicredi, Sicoob, Cecred e Unicredi, que já participam do curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred) promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), estiveram na semana passada mais uma vez em Brasília (DF) para dar continuidade à capacitação. Desta vez, o módulo ministrado pelo professor Antônio Augusto foi “Abordagem Legal” e contou com a presença de 17 conselheiros.
Conhecimento e interação - De acordo com o instrutor, o desempenho da turma tem superado as expectativas, oportunizando, além do conhecimento, uma interação muito forte. “No Brasil, existem realidades muito diferentes. Os tipos de cooperativas são bem diferentes, os sistemas variam, e cada um pode, aqui, expor as dificuldades e facilidades que encontram no desempenho das atividades. Essa foi a parte mais produtiva dos módulos que ministrei”, comentou o professor.
Resultado positivo - Segundo a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, responsável pela execução do programa, essa troca de experiências tem sido vista como um dos resultados colaterais positivos percebidos ao longo da realização do curso. “Pela interação dos participantes, o ramo crédito está se fortalecendo. A formação tem proporcionado um intercâmbio de boas práticas entre os estados, que possuem tantas diferenças entre si, essencial para o fortalecimento do Sistema como um todo”, avaliou.
Participantes - Os participantes concordam. Helenívio Seixas, da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiro e Polícia Militar do Distrito Federal (Sicoobcabecred-DF), é novo no cooperativismo. Há apenas oito meses ocupando o cargo de Conselheiro Fiscal, para ele o módulo Abordagem Legal foi o mais importante ministrado até o momento. “Adquiri um volume de conhecimento muito grande e essencial para o desempenho da função, que tem um peso muito grande. Eu não sabia, por exemplo, que existem punições previstas na legislação para os conselheiros. Foi muito importante poder tirar dúvidas e esclarecer os tópicos vistos. Com certeza vamos levar essas experiências para os associados entenderem a dinâmica do trabalho que realizamos”, declarou.
Diferencial - A conselheira Telma Solange, única mulher integrante desta turma, também destacou como diferencial do módulo a oportunidade de compartilhar com os participantes casos práticos vividos no dia a dia da cooperativa da qual é conselheira – a Sicoob Central Nordeste, em João Pessoa (PB). “Aqui, tivemos a oportunidade de discutir muito, tirar dúvidas na prática, trocar experiências. Esse foi o diferencial ao longo de todo o curso. Essa possibilidade de interação foi bastante significativa”, afirmou.
Penúltimo módulo - Este é o penúltimo módulo do programa Formacred. O último está previsto para ser realizado em novembro deste ano. Ao final, todos os conselheiros participantes serão certificados pelo Sescoop. Em dezembro, a instituição promoverá a formação de instrutores para que o programa seja oferecido pelas unidades estaduais junto às suas cooperativas. (Informe OCB)