COCAMAR: Esperando por mais chuva, produtores iniciam semeadura
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Teve início, na região da Cocamar, a semeadura da safra de soja 2012/13. No domingo (23/09) mesmo, o produtor Osvaldo Tezolin, proprietário de 48 alqueires na Gleba Pinguim, em Maringá, deu início à operação que deve se estender por vários dias. Animado, ele espera ao menos repetir o desempenho obtido em 2010, quando sua média foi de 120 sacas por alqueire. “O potencial é para ir além disso”, conta, acreditando que se o tempo ajudar, a produtividade será ainda maior. Choveu bem nos últimos dias, mas os agricultores esperam por mais umidade esta semana.
Cianorte - Na região de Cianorte, a família Palaro vai aguardar até o dia 1º de outubro para começar o serviço. Com a previsão de alcançar entre 130 e 140 sacas em média em seus 190 alqueires, Ivo Palaro diz que os produtores vêm investindo em mais tecnologia para garantir que os resultados sejam os melhores possíveis. “Só falta o tempo fazer a parte dele”, cita.
Outros municípios - Por sua vez, com 280 alqueires em Ourizona e São Jorge do Ivaí, Antonio José Mulati confia em chegar a uma média de 140 sacas por alqueire, sendo que a plantadeira só vai começar a trabalhar mesmo a partir de 10 de outubro. Mulati conta que já vendeu 20% da safra a valores entre R$ 51 e R$ 55 a saca. (Imprensa Cocamar)