SESCOOP: Superintendentes avaliam capacitação realizada esta semana em Brasília
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Durante três dias (17 a 19/09), superintendentes das unidades estaduais e nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) reuniram-se em Brasília (DF) para uma capacitação sobre licitações e contratos à luz do regulamento próprio do Sistema S. Ministrado pela JML Consultoria, o curso “Passo a passo do regimento de licitações e contratos do Sistema S” foi uma das ações definidas como prioritárias pelo grupo de dirigentes durante os encontros realizados no primeiro e segundo semestre deste ano.
Orientação - A formação teve como objetivo orientar os participantes envolvidos para o cumprimento das exigências legais e adoção de boas práticas na aquisição de produtos ou serviços, com base no regulamento de licitações e contratos próprio do Sescoop, analisando e comentando item por item o normativo.
Alinhamento e profissionalização - William Bicalho, superintendente do Sescoop/MG, enfatizou a importância do alinhamento e da profissionalização do Sistema, proporcionados pela capacitação. “Estamos no caminho certo. Temos diferenças regionais, mas também funcionais, e é preciso que o Sistema promova este nivelamento, para levarmos a bom termo a nossa tarefa. Treinamentos como esse, integrando os estados, são fundamentais para que isso aconteça. Sem falar na propriedade com que a consultora abordou o tema: trouxe muita luz aos dirigentes que até então não haviam tido a oportunidade de se aprofundar no assunto”, declarou.
Primeira oportunidade - É o caso do superintendente do Sescoop/CE, José Aparecido dos Santos, que disse ter encontrado no curso a primeira oportunidade para estudar a matéria. Segundo ele, o conhecimento adquirido vai gerar uma maior integração com sua equipe, responsável pelos procedimentos. “Os técnicos já haviam participado da capacitação anterior oferecida pelo Sescoop e me deram um retorno dos melhores possíveis. Tenho certeza que nossa comunicação vai melhorar muito de agora pra frente. Pude perceber claramente que havia um esforço concentrado no ‘pós’, enquanto que o bom planejamento do objeto é o diferencial do processo. Na minha opinião, é o tipo de treinamento que deveria, inclusive, ser disponibilizado aos diretores da instituição, ainda que num formato resumido, pois eles, enquanto ordenadores de despesa, também compõem a cadeia administrativa”, avaliou.
Esclarecedor - Para o superintendente da unidade do Amazonas (Sescoop/AM), Adriano Trentin, o treinamento foi esclarecedor e gerou nos participantes um estímulo às mudanças e melhorias necessárias. “Vimos que é preciso buscar segurança em nossos processos, visando inclusive a otimização das rotinas e dos recursos. A visão mais macro dos procedimentos licitatórios nos fará enxergar com maior amplitude as ações que permeiam os processos de compras e contratações. Vamos promover na sequencia uma série de modificações técnicas internas para colocar em prática o conhecimento adquirido”, afirmou.
Atualização - Corroborando com a opinião dos colegas, a superintendente do Sescoop/GO, Valéria Mendes, ressaltou a importância da atualização proporcionada pela palestrante. “A última capacitação que recebemos nessa área foi ainda no ano de 2002, e grande parte das pessoas que hoje integram o grupo de superintendentes do Sescoop ainda não faziam parte do Sistema. Nesse período, vários avanços e modificações foram realizados na legislação, que a consultora nos apresentou com bastante propriedade, não se atendo apenas ao normativo como complementando com jurisprudências relativas. Estávamos precisando dessa renovação que, com certeza, vai agregar bastante segurança jurídica aos nossos processos”, concluiu.
Instrumentos uniformes – O superintendente do Sescoop/PR, José Roberto Ricken, também avaliou positivamente a iniciativa. “É importante termos instrumentos uniformes em todas as Unidades Estaduais e que o Nacional coordene o processo de forma a dar maior segurança a todo o Sescoop”, frisou. (Com informações da OCB)