Programa Cooperjúnior prepara nova geração de cooperados da C.Vale
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com os olhos no futuro e os pés no cooperativismo, filhos e netos de associados da C.Vale deram, no dia 5 de abril, um importante passo rumo à formação como líderes do agronegócio. Realizado na Universidade C.Vale, em Palotina (PR), setenta filhos e netos de associados da cooperativa participaram do primeiro encontro da edição 2025 do Programa Cooperjúnior. O grupo foi recepcionado por gerentes e subgerentes das unidades da cooperativa nos municípios de Palotina, Assis Chateaubriand, Maripá e Terra Roxa, no Paraná.
Para demonstrar a força da cooperação, as instrutoras Izabel Bento Calsavara e Vera de Paula e Silva conduziram dinâmicas de grupo e atividades nas quais os jovens precisavam se apoiar mutuamente para superar desafios. Ao longo do ano, a C.Vale promoverá nove encontros do Cooperjúnior, que será encerrado em novembro com uma formatura e um treinamento vivencial.
APRENDIZADO CONTÍNUO
Voltada a jovens com idades entre 13 e 18 anos, a edição de 2025 conta com uma nova metodologia, com conteúdos baseados nos sete princípios do cooperativismo. O programa está dividido em duas fases: a fase 1 reúne os participantes iniciantes, enquanto a fase 2 é destinada àqueles que já vivenciaram a etapa anterior. Após concluir as duas fases, os jovens poderão ingressar no Programa de Formação de Liderança Jovem e, posteriormente, no Núcleo Jovem da cooperativa. O objetivo é preparar as novas gerações para dar continuidade ao cooperativismo, estimulando a sucessão familiar, liderança e a fidelidade.
Desde 2014, mais de 530 jovens já participaram do programa, que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). (Assessoria de Imprensa C.Vale)