Curso para Conselheiros Fiscais é realizado em Cascavel, com 70 participantes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi realizada, na quinta-feira e sexta-feira (24 e 25/04), a formação da turma de Cascavel, no Oeste do Paraná, do Curso para Conselheiros Fiscais, com cerca de 70 participantes dos sete ramos do cooperativismo – agropecuário, crédito, saúde, consumo, infraestrutura, transporte, trabalho, produção de bens e serviços.
A capacitação ocorreu na Casa Paraná Cooperativo, localizada no Parque Tecnológico da Coopavel, onde é promovido anualmente o Show Rural Coopavel. Os instrutores foram o coordenador de Monitoramento, Jessé Rodrigues, e o analista Fernando Mendes, ambos do Sescoop/PR. Entre os conteúdos abordados estiveram: cooperativismo, governança, o papel do Conselho Fiscal, análise de balanço, demonstração financeira e análise de indicadores de gestão.
No curso, cuja validade é de três anos, os conselheiros aproveitaram para tirar dúvidas sobre a função que já exercem ou tem intenção de exercer. “Alguns estão no primeiro mandato e tivemos participantes que já estão no sétimo mandato como conselheiro fiscal. A troca de experiência é muito rica para o exercício das atividades com segurança e transparência. Sempre é muito bom revisitar os conceitos, realizar os trabalhos em grupos para compartilhar informações e aproximar os cooperados do Sistema Ocepar”, afirma Fernando Mendes.
Avaliação positiva
Os participantes do curso em Cascavel avaliaram positivamente a iniciativa. O gerente de RH da Coopavel e conselheiro fiscal do Sescoop/PR, Aguinel Marcondes Waclawovsky, deu as boas-vindas na abertura e participou da formação, pois irá ingressar no Conselho Fiscal da Credicoopavel. “Recebemos companheiros de várias cooperativas e fizemos uma importante troca de informações sobre como elas atuam. Aprendemos sobre o que podemos fazer no nosso dia a dia como conselheiros ficais, principalmente em relação aos balanços e indicadores, o que nos dará condições de analisar se a nossa cooperativa está saudável ou não, para que possamos dar nossa contribuição de melhoria para que as cooperativas cresçam, especialmente no Estado e no Oeste do Paraná”, afirmou Waclawovsky.
“Fui conselheiro consultivo por três anos e agora sou conselheiro fiscal na Copagril, de Marechal Cândido Rondon. O curso é muito importante porque traz bastante informação sobre as responsabilidades do conselheiro fiscal, os desafios e a importância da função dele na cooperativa, para manter os processos em ordem e os bons resultados. É a oportunidade de nos atualizarmos. A gente entende que essa função precisa ser desempenhada com muita competência, de forma coerente e eficaz. Então, esse curso só vem a acrescentar e trazer mais conhecimento para que possamos exercer cada vez melhor as nossas atividades”, disse André Fiedler.
“Foi muito produtivo. O grupo interagiu bastante e os instrutores foram muito esclarecedores. Eles apresentaram temas atuais que vão nos ajudar em nossa rotina como conselheiros fiscais. Foi de suma importância. Eu acredito que estamos no caminho certo, utilizando as ferramentas certas e todos precisam se atualizar. A organização do curso está de parabéns. A recepção, o local...Foram dois dias muito gostosos e proveitosos”, ressaltou Valdeir Souza de Oliveira, da Cooperativa Coagru, de Ubiratã.
“Esse curso é de suma importância para nós, conselheiros fiscais, porque nós nos capacitamos e, dessa forma, podemos exercer melhor a nossa função dentro da cooperativa. E, no cooperativismo, temos o objetivo de trabalharmos todos em prol de um único objetivo e é isso que o curso proporciona”, enfatizou Edson Duarte da Silva, cooperado da Biolabore, de Santa Helena.
“É a primeira vez que faço o curso. Foi muito instrutivo e é sempre importante relembrar alguns conceitos, que a gente vai deixando de lado, esquecendo. Ao mesmo tempo, aprendemos vários pontos que não tínhamos conhecimento. Então, é muito importante ter consciência da responsabilidade de desempenhar a função de conselheiro fiscal na cooperativa. Saber que não é apenas um cargo, mas que você está assumindo uma responsabilidade muito grande de cuidar de toda a informação da cooperativa para repassar depois a real situação aos associados na assembleia, para que eles possam efetivamente tomar a decisão de aprovar as contas ou não. O curso é muito bom e a gente recomenda”, avaliou Ademir Kopeginski, do Sicoob Meridional, de Toledo.
“O mais interessante do curso foi entender a dinâmica e o universo das outras cooperativas para tentar aprender e, se possível, aplicar esse conhecimento na nossa Unimed. Mesmo sendo uma cooperativa do ramo saúde, há muitas coisas que são similares na rotina de funcionamento. E foi interessante revisar essas questões dos critérios adotados nos indicadores econômicos, relembrar todo esse conteúdo, conseguir ler bem os balanços e tudo mais. Mas o principal ponto foi a troca de experiências ocorrida entre as várias áreas e setores de cooperativas”, frisou Diego Cristiano Ferraço Zuk, conselheiro fiscal da Unimed Costa Oeste, de Toledo.
“O treinamento é importante para que possamos nos atualizar em todas as questões que envolvem a função: o trabalho como conselheiro fiscal, os pontos de atenção e as três contabilidades, ou seja, tudo que envolve a função, para que seja desempenhada da melhor forma possível para dar segurança ao Conselho de Administração e ao nosso associado, que é aquele que a gente representa e que nos confiou para desenvolver esse trabalho. O curso contribui para que possamos nos aperfeiçoar nos fundamentos e em itens que são mais relevantes e merecem ser analisados e olhados com cuidado para que não haja nenhum impedimento no desenvolvimento das atividades da cooperativa. O Sescoop/PR está de parabéns por promover esse treinamento. Houve uma grande participação do grupo e foi de grande valia. Eu só tenho a agradecer e que possamos seguir firmes nessa caminhada em todos os ramos do cooperativismo paranaense”, opinou Miguel Moter, conselheiro de administração da Copacol, que está iniciando os trabalhos de conselheiro fiscal na Cotriguaçu Cooperativa Central, sediada em Cascavel.
Turmas
Entre os meses de abril e maio, o Sistema Ocepar vai promover, por meio do Sescoop/PR, a formação de seis turmas do Curso para Conselheiros Fiscais. O treinamento iniciou por Ponta Grossa, na sede da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, nos dias 14 e 15 de abril. Em Cascavel, foi capacitada a segunda turma.
Em Maringá, o curso será realizado nos dias 29, das 8h30 às 17h30, e 30 de abril, das 8h30 às 12h30, e ocorrerá no auditório da Cocamar. Depois, será na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, no dia 28 de abril, das 17h às 22h, e no dia 29 de abril, das 17h às 22h. Em Londrina, será promovido na sede da Integrada, no dia 21 de maio, das 8h30 às 17h30, e no dia 22 de maio, das 8h às 12h30. A última turma vai se reunir em Pato Branco, na sede da Cooperativa Tradição, no dia 27 de maio, das 8h30 às 17h30, e no dia 28 de maio, das 8h30 às 16h30.
Instrutores
O curso é ministrado pelos profissionais do Sistema Ocepar. As inscrições devem ser efetivadas por meio de formulário eletrônico. Clique aqui para acessar ou utilize o QRCode impresso no folder. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail