PÓS-GRADUAÇÃO EM COOPERATIVISMO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Teve início hoje (11/06), em Curitiba, o segundo módulo do MBA de Cooperativismo, o curso de pós-graduação desenvolvido numa parceria entre a o Sistema OCEPAR/SESCOOP, a FUNDACE e a Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto). Esse módulo foi dedicado principalmente às questões doutrinárias do cooperativismo, como características e fundamentos. As aulas de hoje foram ministradas pela professora Diva Benevides Pinho (Doutrina, Teoria e Sistema Cooperativo) e pelo professor Ibrahim Elias (Cooperativismo ? Modelo Mondrágon). As aulas prosseguem até sexta-feira. Amanhã (12/06), as aulas ficam o dia todo sob o comando do professor Odelso Scheneider, que vai falar sobre Educação e Cooperativas.

Responsabilidade social - A abertura dos trabalhos ficou a cargo do superintendente do Sistema OCEPAR/SESCOOP, José Roberto Ricken, que fez um paralelo sobre atividade cooperativista e a discussão que está pautando as empresas sobre responsabilidade social. Na teoria, explica Ricken, a preocupação com o social parte dos princípios de uma sociedade moderna, atenta com o bem-estar das pessoas. Diante disso, as cooperativas se constituem como sociedades modernas e que precisam, portanto, explorar cada vez mais esse diferencial, que somente agora começa a despertar a atenção dos outros segmentos organizados, principalmente do setor econômico/empresarial.

Objetivo comum - Ricken lembra que a vocação das cooperativas é a organização econômica de seus membros. Porém, continua o superintendente, essa organização viabiliza o alcance aos mercados e gera renda, induzindo, por conseqüência, benefícios sociais. Isso significa promoção social de seus membros, parte da essência das cooperativas. ?Essa característica, buscada hoje pela sociedade moderna, nasceu junto com o cooperativismo e precisa, mais do nunca, ser cada vez mais explorada.? Ricken lembrou, ainda, que em entrevista à uma rede de televisão um empresário disse que as empresas socialmente responsáveis ficam mais parecidas com uma cooperativa.

Conteúdos Relacionados