POLAN LACKI - O CURRÍCUM ADEQUADO ÁS ESCOLAS RURAIS

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O engenheiro agrônomo paranaense Polan Lacki, oficial superior de ensino e extensão agrária da FAO - Roma - defende, como meio para obter transformações mais rápidas no meio rural, uma adequação do currículo escolar à realidade e à necessidade dos filhos dos agricultores:

"Em virtude da sua precoce incorporação às atividades agrícolas do núcleo familiar, os estudantes rurais dispõem de um tempo limitado para freqüentar a escola. Conseqüentemente é necessário otimizar este tempo, eliminando dos currículos alguns conteúdos que são irrelevantes e descontextualizados da realidade rural; substituindo-os por outros que, ao serem originados a partir das necessidades próprias do meio rural, tenham maior utilidade e aplicabilidade na solução dos problemas lá existentes. Estas escolas rurais não podem continuar sendo-as apenas no nome. Elas necessitam adquirir personalidade própria e serem rurais nos conteúdos, nos métodos, nas atitudes, comportamentos e valores".

Todos estes antecedentes recomendam "agriculturalizar" e "ruralizar" os seus programas de estudos, de modo que as distintas disciplinas sejam adaptadas às necessidades do meio rural. Os seus currículos deverão incluir conteúdos, teóricos e práticos, sobre os seguintes temas: produção agrícola, processamento, conservação e comercialização de produtos agropecuários, administração rural, desenvolvimento comunitário, organização dos agricultores, associativismo e cooperativismo, higiene, prevenção de enfermidades e primeiros socorros, hortas caseiras, alimentação e nutrição, educação familiar, etc.

Embora os recursos sejam aparentemente muito escassos, não se pode ignorar que a maior riqueza educativa já se encontra nas próprias escolas. O ensino de valores, atitudes e comportamentos necessários para formar o novo cidadão rural pode apoiar-se solidamente através do que se denomina currículo invisível ou currículo oculto. A sua aplicação é uma medida que pode ser concretizada com mínima dependência de recursos externos. Em muitos casos é possível obter valiosos resultados educativos aproveitando os exemplos positivos existentes na área de influência da escola. Tais exemplos permitem ensinar valores desejáveis, bons hábitos e costumes pessoais e familiares, atitudes de solidariedade, melhores práticas produtivas e comerciais; e através destas referências, conseguir mudanças significativas nos educandos.

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