PESQUISA: Comitê recebe indicações para presidência da Embrapa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Após a confirmação que o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, deixará o cargo depois de quatro anos de gestão, foi instalado pelo Conselho de Administração (Consad) o Comitê de Busca, cuja função é receber indicações para a presidência da Empresa até o próximo dia 19 de maio. Serão aceitas indicações do setor produtivo (federações, associações e similares), da academia (reitorias, faculdades e cursos de mestrado ou doutorado), dos pares e também dos membros do próprio Comitê. O processo de sucessão na Embrapa não prevê inscrições pelos próprios interessados.

Integrantes - O Comitê é composto por cinco pesquisadores com experiência em pesquisa agropecuária:

· Derli Dossa (presidente), especialista em Economia Rural, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

·  Francisco Reifschneider, especialista em melhoramento e fitopatologia, pesquisador da Embrapa Hortaliças (Brasília)

· Eduardo Assad, especialista em agrometeorologia e mudanças climáticas, chefe da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas)

· Judson Valentim, especialista em pastagens e sistemas agroflorestais, chefe da Embrapa Acre

·  Marília Nutti, especialista em nutrição humana, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro)       

Currículo - As indicações deverão estar acompanhadas de curriculum vitae com, no máximo, duas páginas e documento contendo as diretrizes básicas que nortearão o plano de ação do candidato durante o mandato de três anos, também com, no máximo, duas páginas, para o endereço eletrônico: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Em caso de dúvida, os esclarecimentos poderão ser solicitados por e-mail ou em contato com o presidente do Comitê, pelos telefones (61) 3218-2644/2978. As informações também estão disponíveis no site www.agricultura.gov.br.

Critérios para avaliação - Para pleitear a presidência da Embrapa, os candidatos devem obedecer a uma de série de critérios definidos pelo Consad:

·        Reconhecida liderança em Ciência & Tecnologia agropecuária;

·        Experiência em gestão de pesquisa e/ou administração;

·        Capacidade de negociação e mobilização;

·        Relacionamento com o setor produtivo;

·        Relacionamento com as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas);

·        Relacionamento com as universidades e instituições de ensino superior;

·        Relacionamento e trânsito no meio político;

·        Relacionamento com organizações sociais;

·        Relacionamento sindical;

·        Treinamento formal (pós-graduação);

·        Domínio da língua inglesa (fala e leitura);

·        Capacidade de comunicação;

·        Reconhecida ética e idoneidade moral.

Seleção - Após o recebimento das inscrições, o Comitê de Busca analisará e encaminhará os nomes selecionados para o Consad, a mais alta instância diretiva da Embrapa. O Consad irá elaborar uma lista tríplice a ser enviada ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes para nomeação pelo presidente da República e publicação no Diário Oficial da União. (Mapa)

Conteúdos Relacionados