NOVA PRODUTIVA: Dia de Campo aborda uso da vinhaça na conservação do solo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Nova Produtiva realizou, no dia 03 de julho, o Dia de Campo sobre o Uso da Vinhaça na Conservação do Solo, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá, através do Programa de Extensão Rural. O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, dentre elas, acadêmicos de agronomia da UEM, alunos do curso técnico do Colégio Geração, cooperativas parceiras da Nova Produtiva, como Cofercatu e Corol, representantes da Sodema, os secretários do meio ambiente de Astorga e Jaguapitã, além de alguns fornecedores e parceiros da Nova como KGM Composits, Raisa Brasil e Nivea Brasil.Recepção - Os participantes do evento foram recebidos pelo diretor operacional da Nova Produtiva, Waldenir Romani, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do evento. "A Nova Produtiva sempre se preocupou com o destino do resíduo industrial, sendo que vem, nos últimos anos, fazendo altos investimentos no setor, buscando além de atender as exigências dos órgãos ambientais, utilizar a vinhaça, que é rica em potássio, na associação com a adubação química, reduzindo significativamente a agressão ao meio ambiente e os custos da produção agrícola de cana", afrimou Romani.
Desafio - Após a abertura do evento o professor Ednaldo Michellon falou sobre o Programa de Extensão da UEM, que é visto como um desafio para as faculdades públicas, como instituição de ensino, pesquisa e extensão, que buscam levar os alunos que já possuem conhecimento teórico, a conhecerem também a prática, mas sempre relacionada com temas que realmente possam fazer a diferença. Já os acadêmicos do 4º ano do Curso de Agronomia da UEM, discorreram sobre as práticas para conservação do solo e a importância do desenvolvimento sustentável para manter ou aumentar a capacidade produtiva da região.
Palestras - No evento também foi ministrada palestra sobre Composição e Uso Agrícola da Vinhaça, pelo professor Heroldo Weber, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Paraná, mestre e doutor em Agronomia, Solos e Nutrição de Plantas pela universidade estadual de São Paulo. Já o professor Altair Bertonha tratou sobre o Impacto da Aplicação de Vinhaça. Bertonha é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de São Paulo.
Desmistificação - Segundo o organizador do evento, Dilson Stipp Júnior, que é coordenador técnico da Unidade Agrícola/Cana da Nova Produtiva, a parceria com o programa de extensão da UEM possibilitou ao setor agrícola/cana da Nova, prestar contas a sociedade e aos produtores sobre o trabalho que a cooperativa vem desenvolvendo no setor. "Foi possível esclarecer dúvidas e desmistificar a visão de que o cultivo da cana e o uso da vinhaça na adubação do solo apenas agridem o meio ambiente, o que não é verdade", afirmou. "A Nova Produtiva acredita no desenvolvimento sustentável e apóia todas as ações que possibilitem maior conhecimento à sociedade e a convivência harmônica com o meio ambiente", acrescentou. (Nova Produtiva)