IPARDES: Paraná melhora índices econômicos-sociais

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Metade dos municípios do Paraná teve melhora nas três principais áreas de desenvolvimento econômico e social que envolvem emprego, renda e produção agropecuária, educação e saúde. Estes indicadores fazem parte do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM). Em 203 municípios houve mudança do nível de desempenho com a maioria passando de médio baixo para médio em 2008 comparado com o ano de 2002. Apenas Doutor Ulysses estava na condição de baixo desempenho. Na outra ponta Curitiba, Londrina, Maringá, Douradina, Floraí, Palotina, Lobato e São Manoel do Paraná ficaram no grupo das cidades de alto desempenho. A primeira colocação foi da Capital, Londrina ficou na quinta posição.

Valores - O desempenho municipal é medido por um índice com valor que varia entre zero e um. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desempenho do município. Os municípios foram classificados em quatro grupos: baixo de zero a 0,4, médio baixo de 0,4 a 0,6, médio de 0,6 a 0,8 e alto de 0,8 a 1.

Solução - O índice geral do IPDM mostra que o desempenho municipal teve um salto entre 2002 e 2008 e passou de 0,567 para 0,661, ou seja, saiu no nível médio baixo para o médio e subiu 0,094 ponto. O pesquisador do Ipardes, Paulo Delgado, disse que este índice mostra que os municípios estão chegando a um nível de soluções para os problemas econômicos e sociais. A educação foi a que mais contribuiu para isso e saltou de 0,589 para 0,7117 impulsionada pela expansão da educação infantil. Apesar da melhora, a frequência escolar das crianças de zero a cinco anos no Paraná era de 37,6% em 2008. Também contribuíram para isso, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do número de professores com ensino superior nas classes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. No entanto, 20% dos professores ainda não têm formação superior.

Abandono - As taxas de abandono escolar diminuíram, tanto no ensino fundamental como no nível médio; porém, no ensino médio ainda há o que se avançar: em 2008 a taxa situava-se em 10,3%. Em relação à taxa de distorção idade-série, observa-se certa estabilidade no ensino fundamental e pequena melhoria no ensino médio; este é um problema que se mostra de modo mais intenso nas séries finais do ensino fundamental (5 a 8) e no ensino médio, etapas nas quais, em 2008, as taxas eram superiores a 20%.

Ideb - Quanto ao desempenho no Ideb, Paraná e Distrito Federal possuíam, em 2007, as maiores médias (5,0) relativas às séries iniciais do ensino fundamental; para as séries finais do ensino fundamental, o Paraná apresentava a terceira melhor média (4,2), com São Paulo e Santa Catarina ocupando as primeiras posições, nos dois casos com média 4,3. (Folha de Londrina)

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