INTEGRADA II: Aniversário de 17 anos também terá soltura de peixes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na próxima quinta-feira (06/12), a Cooperativa Integrada comemora seu aniversário de 17 anos. Para marcar a data, diversas ações estão programadas em todas as regionais da cooperativa, no norte e oeste do Paraná. Produtores cooperados, colaboradores e parceiros da Integrada irão participar. Entre as atividades, será realizada uma grande soltura de peixes no rio Piquiri, na altura do município de Ubiratã.
Parceria - Desde 2007, as comemorações do aniversário da Integrada na cidade contemplam atividades de soltura de peixes. De lá, a soltura seguiu para as outras regionais, que se uniram para fazer a soltura de alevinos no principal rio de cada região. As parcerias com o Governo do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, Sanepar, Emater e prefeituras garantiram o sucesso do trabalho. Ao todo, mais de 700 mil peixes juvenis foram soltos nos rios Piquiri, Tricolor, Tibagi, Ivaí, Ronquita, Cinzas e Laranjinha.
Missão - “O desenvolvimento econômico de forma sustentável é uma das missões da Integrada. Por isso, a cooperativa conta com diversas ações e projetos que colocam em prática os ideais cooperativistas de preservação ambiental e preocupação com a sociedade. O cuidado com nosso ambiente é uma responsabilidade de todos. Nós procuramos fazer a nossa parte”, destaca o presidente da Integrada, Carlos Murate.
Projeto Nossa Água - As ações de soltura de peixes fazem parte das atividades do projeto Nossa Água. Em parceria com a Bayer Cropscience, a Integrada lançou em 2006 o projeto Nossa Água, que apóia os associados na preservação da vegetação ao longo de rios e nascentes, para garantir a qualidade de nossos recursos hídricos, além de promover a recuperação de nascentes e promover o repovoamento dos rios.
Plantio de mudas - Além de difundir o uso sustentável dos recursos naturais, ao longo dos últimos anos o projeto Nossa Água viabilizou o plantio de aproximadamente 1 milhão de mudas, beneficiando centenas de associados e contribuindo para a preservação de mais de 500 hectares de mata ciliar em todo o Paraná.
Educação ambiental - O trabalho de educação ambiental, repassado a milhares de pessoas, garante a continuidade das ações do projeto, que hoje também apóia a soltura de peixes nos principais rios paranaenses e realiza a conservação de nascentes de água nas propriedades dos cooperados. Desde que foi implantado, o projeto recuperou mais de 50 nascentes e promoveu a soltura de mais de 700 mil peixes juvenis foram soltos nos principais rios do Paraná. (Imprensa Integrada)