Iniciativas do Sistema Fiep em Responsabilidade Social

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nesta edição do Paraná Cooperativo estamos disponibilizando para nossos leitores um resumo de algumas ações pontuais de responsabilidade social desenvolvidas pelo Sistema Fiep em áreas distintas como educação, cidadania, meio ambiente, empreendedorismo e esportes, entre outros, que já estão gerando resultados efetivos junto à comunidade industrial:

Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Fiep, integrado também pela Ocepar foi nomeado durante o Congresso Paranaense da Indústria, em dezembro. Formado por cerca de 50 empresários e executivos das empresas, congrega interesses e necessidades do segmento industrial para a execução de projetos sociais, culturais, ambientais e de voluntariado. O Conselho integra também a rede nacional Ação Empresarial pela Cidadania, do qual a Fiep é a principal fomentadora. Um dos projetos é o Fundo Pró-infância, sistema que permite doações de empresários e trabalhadores para entidade assistenciais através do site: www.fiepr.org.br/fundoproinfancia.

BAWB - O objetivo do BAWB Brasil (Os negócios como agentes em benefício do mundo), movimento que surgiu após os atentados de 11 de setembro, é proporcionar oportunidades de vivenciar como os negócios podem ser lucrativos ao mesmo tempo em que operam para um mundo melhor. O Sistema Fiep trouxe a conferência pela primeira vez ao Brasil em 2003, com o tema Liderança para a Vida e Prosperidade Sustentável, quando foi discutida a contribuição que as empresas podem dar para melhorar o mundo. Em 2004, o sistema realizou a 2° conferência Alianças de Prosperidade em Benefício do Mundo. Desta vez, o foco foi mostrar exemplos de alianças de sucesso que deram resultados positivos em comunidades carentes.

Colégio Sesi Paraná - Lançado em março, com turmas em São José dos Pinhais e na Cidade Industrial de Curitiba, o Colégio Sesi propõe um novo modelo de escola de ensino médio, que agrega o currículo regular, com curso profissionalizante e aulas de empreendedorismo. O projeto piloto é bancado pelo Sistema Fiep com o apoio das indústrias, com vistas a formar os jovens para o mercado de trabalho. Cerca de 100 alunos estão tendo aulas diferentes das convencionais, com oficinas de trabalho, sobre temas transversais e temáticos. O conhecimento técnico virá do trabalho conjunto com o Senai, com disciplinas da área de metal-mecânica, alimentos e mecânica automobilística.

Escola de Fábrica - O projeto é uma parceria o Sistema Fiep, através o Sesi e Senai, com o MEC. O objetivo é oportunizar a formação profissional inicial e cidadã de jovens em situação de risco social visando potencializar sua inserção no mundo do trabalho. Cursos profissionalizantes serão de 600 horas/aulas, sendo 360 horas de formação cidadã (temas transversais) e 240 horas de formação profissional. O projeto ocorre dentro das fábricas com cinco horas/aulas por dia, em horários fora do período normal de aula. A empresa que aderir ao programa assina um termo de compromisso que descreve os benefícios ofertados ao aluno.

ORBIS MC - O Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade Metropolitano de Curitiba (ORBIS MC) foi criado oficialmente em 31 de maio de 2004, com o propósito de reunir indicadores de desenvolvimento urbano e de qualidade de vida dos 26 municípios da região. Os indicadores são obtidos junto a fontes oficiais, são agrupados e analisados por especialistas e disponibilizados como instrumentos para a formulação de políticas públicas, ações e empreendimentos voltados ao desenvolvimento sustentável. O ORBS MC é ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e mantido pelo Sistema Fiep em parceria com o Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD).

Escola Indústria Itinerante - Iniciado em 2004, o projeto Sesi/Senai Escola Indústria Itinerante contempla 150 alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, do Colégio Estadual Professora Lindaura Ribeiro Lucas, de São José dos Pinhais (PR). São desenvolvidas atividades como jogos interativos, gincanas para desenvolver a socialização, trabalho em grupo e palestras sobre empreendedorismo. O objetivo é levar os adolescentes a se programarem para o futuro profissional, ampliando sua visão do mercado de trabalho e, com isso, evitando a evasão, que atinge altos índices nessa fase escolar.

PSQT - O Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho é um reconhecimento público das boas práticas de gestão de pessoas, com foco na humanização do trabalho por meio de políticas de saúde, segurança, elevação de escolaridade, capacitação do trabalhador, ações de lazer, cultura e projetos sociais e ecológicos voltados para a comunidade. As inscrições são gratuitas e todos os níveis hierárquicos de uma indústria participam, respondendo questionários e apresentando seus projetos. A décima edição do PSQT trará uma devolutiva para as empresas sobre suas ações de responsabilidade social. O Paraná foi o Estado que mais teve empresas inscritas no ano passado: 146.

Ação Global - Realizado há 13 anos, o Ação Global é um dia inteiro de ações voltadas para pessoas carentes, com serviços gratuitos de emissão de documentos, realização de casamentos civis, corte de cabelo, manicure, pedicure, exames de glicemia, visão, audição, orientações sobre prevenção à dengue, HIV e avaliações nutricionais, de fisioterapia e física. Ao todo, 63.431 pessoas foram atendidas no Ação Global paranaense, realizado pelo Sesi em parceria com a Rede Globo, em novembro de 2004. Cerca de 203 parceiros e mais de 2.700 voluntários trabalharam no Ação Global nas cidades de Curitiba, Dois Vizinhos, Reserva, Londrina e Cianorte.

Pacto Global - O Sistema Fiep é um dos signatários do Pacto Global da ONU, entre os 50 países participantes. A entidade segue a carta de intenção do Pacto Global, na qual as instituições e empresas focam o desenvolvimento da economia mundial aliado às causas de cidadania, preservação do meio ambiente e de responsabilidade social plena. O Pacto Global é resultado de um convite efetuado ao setor privado pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para que juntamente com algumas agências das Nações Unidas e atores sociais, contribuísse para avançar na prática da responsabilidade social corporativa na busca de uma economia global mais sustentável e inclusiva.

Inclusão de portadores de necessidades especiais - O trabalho do Sistema Fiep, através do Sesi e Senai, prepara Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) de acordo com as exigências do mercado através do Programa de Ações Inclusivas para PNEs, em caráter piloto, executado nas unidades CIC-Setsam e Cietep (Curitiba), e em Ponta Grossa. Desde o ano passado, as ações se expandiram para outra vertente: de Raça, Etnia e Gênero (REG), permitindo a contemplação de outras necessidades, como altas habilidades (superdotação) e condutas típicas (síndromes). As PNEs devem ser incluídas nos cursos regulares. Os funcionários do sistema são especialmente treinados para isso.

Meio ambiente - O Sistema Fiep, através do Senai, adota diversas práticas de conservação do meio ambiente voltadas para a produção ambientalmente limpa nas indústrias. As instruções são feitas para correto direcionamento de resíduos industriais, através de consultoria que ocorre de forma integral, assessorando a empresa em todas as etapas da implantação (desde treinamento da equipe responsável, estabelecimento da política, elaboração de procedimentos, entre outros), até o acompanhamento da auditoria interna prévia à certificação, ou através de assessorias específicas em diversas áreas como: resíduos sólidos, passivos ambientais e águas e efluentes.

Conteúdos Relacionados