Educadores que participam do Programa Cooperjovem têm encontro marcado nos dias 16 e 17 de setembro, em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos dias 16 e 17 de setembro, os educadores que participam do Programa Cooperjovem vão se reunir para tratar de diferentes assuntos, no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba. Será durante o Encontro Estadual organizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR). O evento tem como tema central o slogan do Ano Internacional das Cooperativas “Cooperativas constroem um mundo melhor”, celebrado em 2025.
A programação inicia às 15h30 do dia 16 de setembro. Após a abertura oficial, o mestre em Literatura, bacharel em Artes Cênicas, especialista em Ensino de Arte e licenciado em Letras/Português, Anderson Novello, apresenta a palestra “A arte da escutatória: a escuta de si, do outro e do mundo”. Depois, a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sescoop/PR, Fabianne Ratzke, irá abordar “A influência do comprometimento dos educadores no alcance dos propósitos do Programa Cooperjovem”. Será ainda apresentado o case da Apae.
No dia 17 de setembro, o professor, escritor, consultor, mestre e doutor em Educação, Júlio Furtado, irá discorrer sobre “A gestão em sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”. A instrutora Izabel Bento vai falar sobre o Programa Cooperjovem. Na sequência, o mágico e palestrante motivacional, Marco Zanqueta, tratará do tema “A magia da educação”.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas por meio dos agentes de Desenvolvimento Humano das cooperativas.
Sobre o Cooperjovem
O Cooperjovem desenvolve ações em todo o Paraná, com o propósito de difundir a cultura da cooperação, os princípios do cooperativismo e conhecimentos específicos na área da educação, além de promover a aproximação entre a família e a escola, conforme sua metodologia. No Paraná, o Programa conta com o envolvimento de 2.800 professores, é desenvolvido em 220 escolas, alcançando mais de 28 mil estudantes do Ensino Fundamental, em 60 municípios, com a participação de 22 cooperativas.
“A metodologia é implementada com o valioso trabalho de professores e profissionais da educação. Em sala de aula, os alunos ampliam os conhecimentos, com base nos eixos de Educação Cooperativista, Educação Financeira, Educação Sustentável e Educação Empreendedora. O Cooperjovem busca desenvolver a autonomia, a cooperação e o protagonismo de estudantes em todas as etapas, sempre alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, esclarece a analista do Sescoop/PR, Luciane Gonçalves.