Copacol, Sema e prefeituras se unem para recuperar matas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Copacol – Cooperativa Agroindustrial Consolata, assinou no dia 22 um convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e as prefeituras municipais de Cafelândia, Nova Aurora, Formosa do Oeste, Jesuítas, Iracema do Oeste e Tupãssi, com o objetivo de recuperar as matas ciliares em torno dos rios e córregos que estejam ou correm o risco de serem degradados na região. Com o Termo de Cooperação no Programa Mata Ciliar que foi assinado às 11h, no auditório da Copacol, em Cafelândia, cada prefeitura deverá receber 10 mil mudas para o reflorestamento de suas áreas.
Esperança - O evento contou com a presença de diversos representantes de órgãos ambientais e lideranças políticas, entre elas o secretário de Estado de meio ambiente e recursos hídricos, Luiz Eduardo Cheida. “Não estamos apenas comemorando a semana da árvore, mas trabalhando em prol dela. O nosso objetivo nestes cinco dias, foi plantar 5 milhões de mudas nativas em todo o Estado. Até 2006, a meta é plantarmos através do Programa Mata Ciliar, 90 milhões de árvores às margens de rios, mananciais de abastecimento público e reservatórios de usinas hidrelétricas. Quem planta árvore, também planta esperança”, comenta o secretário. Segundo o engenheiro agrônomo e presidente da Copacol, Valter Pitol, que aproveitou a ocasião para apresentar o projeto DNA 1/40/5, criado com o objetivo de amenizar os problemas de ordem social e ambiental que assolam o país, a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos e a união de lideranças deverá contribuir para que o trabalho em favor da natureza fique ainda mais fortalecido. “É preservando o meio ambiente que conseguiremos alcançar uma qualidade mais adequada de vida. A recuperação das matas ciliares deve ser um compromisso integrado e a Copacol já está fazendo a sua parte”, complementa.
Recuperação de rios - A meta da cooperativa, entre outras, é recuperar 40 rios até o ano de 2008, quando completa 45 anos. Neste sentido, todas unidades da Copacol estão envolvidas na recuperação dos rios e diversas ações relacionadas ao setor já foram executadas. Entre os córregos e rios, atuais alvos de ações, estão: Rio Campina, Progresso, Bandeirantes, Santo Antônio, São Luiz, Caramuru, Branco e Perobal, Água da Prata, Borba Gato, Rio Central, Rio Verde, Rio dos Padres, Urtiga e rio Provenil. O encontro foi encerrado com o plantio de algumas mudas de plantas nativas no pátio da cooperativa, feito pelas lideranças presentes no local, com o objetivo de simbolizar o trabalho de recomposição das matas ciliares que será desencadeado nos municípios.