COOPERMIBRA: Cooperativa premia vencedores do concurso de desenhos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"Fiz uma interpretação do que a professora nos ensinou sobre preservação ambiental e o uso correto de agrotóxicos". Essa frase foi dita pelo estudante Allan Henrique Mendes dos Santos, 11 anos, para explicar de onde teve a inspiração para criar o desenho vencedor do 1º Concurso de Desenho Infantil - "Nós Mantemos o Campo Limpo", realizado pela Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto). Como muita criatividade, Allan desenhou sua visão de como é possível manter o campo limpo fazendo a correta destinação das embalagens vazias de agrotóxicos. "Não foi difícil", confessou o estudante da 4ª série da Escola Municipal Gurilândia.

Orgulho - Sua professora, Roseli Monteiro de Souza, disse que teve apenas um dia para realizar a atividade com as crianças e procurou passar o que sabia sobre o assunto. "Fico feliz pelo Allan ter conquistado o primeiro lugar e pela conscientização que as crianças tiveram sobre o tema", declarou a orgulhosa professora. "Da minha turma o Allan é realmente o melhor desenhista", disse. Quem também demonstrou muito orgulho foi Aparecida Mendes dos Santos, mãe de Allan. "Ele é um menino dedicado e realmente tem muita facilidade para compreender as coisas e para desenhar".

Exposição - A escolha dos melhores desenhos foi feita em duas etapas. Na primeira, uma comissão coordenada pelo gestor do Departamento Ambiental da Coopermibra, Rafael Metchko, escolheu 10 desenhos, considerando principalmente a criatividade e a observação do tema proposto. Esses desenhos ficaram em exposição na sede da Coopermibra entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro para serem analisados e votados pelo público - com indicação para 1º, 2º e 3º lugar. "Cada classificação teve uma pontuação e a soma dessa pontuação indicou os vencedores", explica.

Premiação - Como prêmio pelo desenho intitulado "Mais Vida Para Esse Mundo", Allan ganhou uma bicicleta. A obra somou, no total geral, 330 pontos. Em segundo lugar com 229 pontos na votação do júri popular ficou o desenho "Nós Mantemos o Campo Limpo", de autoria da estudante Isabela Rinaldo, 10 anos, da 4ª série da Escola Municipal Manoel Bandeira. Ela ganhou um aparelho de MP4. O terceiro colocado com 105 pontos foi o desenho "Nós Não Podemos Destruir o Campo", feito pela estudante Hellen Caroline de Lima Carvalho, 09 anos, da 3ª série também da Escola Municipal Gurilândia. Ela ganhou como prêmio um Kit Escolar. Sobre a dupla premiação para a Gurilândia, a supervisora escolar Helena Florêncio Neitzke disse que esse resultado positivo é fruto de trabalhos desenvolvidos na escola, como um projeto realizado recentemente com o tema "Natureza Viva". "Nós trabalhamos muito a questão ambiental com os estudantes", salienta.

Avaliação - O coordenador Ambiental da Coopermibra, Rafael Metchko, avaliou positivamente o resultado do concurso. "Estamos felizes não só pela quantidade, mas também pela qualidade dos trabalhos apresentados", disse. Mais de 1.000 desenhos elaborados por estudantes de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental das redes pública e privada de Campo Mourão foram apresentados para o concurso. O diretor vice-presidente da Coopermibra, Valdomiro Bognar, ressaltou que o concurso teve como objetivos incentivar a prática de atividades artísticas e promover a conscientização ambiental. "Nossa proposta é fazer com que esses estudantes pensem no dia de amanhã", afirmou durante a solenidade de entrega dos prêmios. "Precisamos nos conscientizar sobre a importância de manter a natureza limpa", afirmou. Graças ao resultado positivo dessa primeira edição, Bognar informou que para 2009 serão implantadas algumas novidades para o concurso, como a criação de mais duas categorias: redação e frase.

Produção com sustentabilidade - O secretário de Educação de Campo Mourão, Wilson Santana, classificou o concurso como: "uma iniciativa brilhante". Segundo Santana, ações como essa enriquecem o trabalho que já é desenvolvido nas escolas criando um ambiente satisfatório entre os estudantes, professores, diretores e também na família das crianças. "O mundo precisa produzir alimentos, mas isso tem que ser feito com sustentabilidade. Quero parabenizar os estudantes premiados e a Coopermibra por esse trabalho. Creio que esse concurso veio para ficar", enfatizou Santana. (Imprensa Coopermibra)

Conteúdos Relacionados