COOPERJOVEM: Uma boa semente que está sendo lançada para o futuro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para a professora Kiara Baach, uma das responsáveis pelo Programa Cooperjovem na Escola Municipal Tiradentes, do município de Mercedes, região Oeste do Paraná, "esta iniciativa do sistema cooperativista é uma semente que está sendo lançada para o futuro".  Para a professora, o ensino do cooperativismo abre uma nova visão ao aluno sobre a necessidade de vivermos num mundo solidário e de ajuda mútua. "As crianças assimilam muito bem o cooperativismo e levam estes ensinamentos para dentro de suas casas, na convivência familiar a filosofia da cooperação também está sendo praticada. É um programa muito rico, com muitas informações, baseadas em valores. Os resultados estão bem acima daquilo que esperávamos", conta ela. Kiara lembra que o programa está sendo praticado na escola desde 2007 "e nestes anos todos - salienta a professora - pudemos ver a evolução dos alunos que integram o programa, suas atitudes e forma de ver as coisas, bem diferente daquilo que nós, educadores, estávamos acostumados a presenciar", lembrou.

Sonho - Ela ressalta que os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, ou seja, passar o cooperativismo através das diversas matérias dadas aos alunos. "Trabalhos em grupo, em sala, com textos, cálculos em tudo que é possível passar o conhecimento das matérias e também do cooperativismo". Kiara confessa que tem um sonho: fazer com que toda a Escola Municipal Tiradentes possa utilizar estes mesmo métodos, hoje acontece apenas com alunos na 3ª série do Ensino Fundamental. "Percebemos que muitas crianças que tinham problemas de aprendizado, baixa autoestima, se desenvolveram de forma surpreendente com o ensino do cooperativismo. Passaram a se valorizar mais perante o grupo, ajudar uns aos outros, derrubar barreiras", lembra a professora.

Copagril - Para Cremilde Andreolli, assessora de Assuntos Sociais da Copagril e coordenadora do Programa Cooperjovem na área de ação da cooperativa e que participa de um treinamento na sede da Ocepar, em Curitiba, este exemplo da professora Kiara Baach resume muito bem os resultados que o programa tem alcançado nas escolas aonde foi implantado. "Depoimentos como esses servem de estímulo para continuarmos nos aperfeiçoando cada vez mais, como é o caso deste curso que realizamos aqui em Curitiba, aonde estamos reciclando nossos conhecimentos sobre o programa e para levarmos até as professoras", lembrou. Cremilde faz questão de salientar de que é uma ardorosa defensora da filosofia cooperativista e que através destas professoras e alunos é possível acreditar num mundo melhor. "Concordo com a professora Kiara, realmente estamos semeando uma boa semente e pode ser um início para novos tempos". Hoje o Programa Cooperjovem está presente em 24 escolas de cinco municípios da região da Copagril, que reúne 50 professores e mais de 1000 alunos.

Conteúdos Relacionados