COOPERATIVISMO: AVANÇO E CONSCIÊNCIA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O grande avanço do cooperativismo é a tomada de consciência e a busca de um aperfeiçoamento do sistema. A avaliação é do professor Ibrahim Elias, que faz parte do quadro de docentes que ministram as aulas do MBA de Cooperativismo, um curso de pós-graduação promovido pela OCEPAR e SESCOOP, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Fundace. De acordo com o professor, que esteve ontem em Curitiba durante a segunda etapa do curso, o modelo brasileiro tinha vários pecados, sobretudo quanto à questão do capital, que na sua opinião parece estar sendo solucionado.

Responsabilidade social - Ibrahim Elias também falou sobre a responsabilidade social das cooperativas. ?Para o cooperativista, não basta a sua empresa. Ela precisa estar preocupada também com o social. Uma empresa só tem significado se ela puder ser útil à sociedade?, disse o professor, lembrando que a questão social, hoje foco de atenção do setor empresarial, sempre fez parte da filosofia cooperativista.

Questões políticas - Com relação às questões políticas, o professor Ibrahim explicou que ?o importante é como nós dividimos o lucro, que é dividido da maneira mais igualitária e democrática possível?. Sobre as convicções políticas dos associados, isso é de responsabilidade de cada cooperado. ?É um problema da consciência dele e não da cooperativa?, sentenciou.

Agenda MBA - Hoje as aulas foram com o professor Odelso Scheneider, que falou sobre Educação e Cooperativismo. Amanhã será a vez do professor Sigismundo Bialoskorski, que irá abordar sobre Microeconomia e Economia Social. A segunda etapa do curso prossegue até sexta-feira.

Conteúdos Relacionados