COOPAVEL LANÇA UNIDADE MÓVEL DE ENSINO COM APOIO DO SESCOOP/PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Acontece nesta sexta-feira (30), o lançamento da Unidade Móvel de Treinamento da Unicoop, às 11 horas, na Associação Atlética Coopavel - BR 467 Km 106, saída para Toledo. A Unicoop Móvel faz parte de um projeto desenvolvido pela Coopavel, em parceria com a Bayer CropScience e com apoio do Sescoop - PR, com o objetivo de disseminar conhecimento para que o agricultor e sua família possam melhorar a qualidade de vida no campo. Segundo o diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o ônibus representa o avanço da Unicoop, possibilitando a realização de cursos e treinamentos nas regiões agrícolas e em todos os municípios. "A Unicoop Móvel terá condições de oferecer conhecimentos teóricos aliados à prática, nas propriedades rurais".
Estrutura e cursos - Trata-se de um ônibus remodelado e equipado com mesas e cadeiras - simbolizando a sala de aula - aparelho de televisão, vídeo e móveis que representam o lar, uma vez que o tema da primeira etapa de cursos é a organização da casa. O ônibus está preparado para atender 15 alunos por turma. Cada curso terá duração de 15 horas. Até dezembro devem ser treinadas cerca de 400 pessoas. A programação conta com cursos e orientações sobre organização do lar; preparo e aproveitamento dos alimentos; elaboração da comida trivial; conservas; preparação de doces e biscoitos; planilhas de custo para o lar; manutenção, zelo e proteção da água; bordados; primeiro socorros; prevenção de acidentes; reciclagem de embalagens de agrotóxicos; plantas medicinais; medicina preventiva; pomar, horta, flores, piscicultura, etc. As aulas serão ministradas por professores autônomos indicados pela Emater.
Investimento social - "Iniciativas como esta, demonstram a importância de que precisamos cada vez mais investir no social. Esta forma criativa de levar o conhecimento até o campo, através de uma escola móvel, oportunizará para que centenas de produtores possam aprender mais sobre os mais diversos assuntos. Ganha a cooperativa, ganham os produtores, ganha a sociedade", ressalta.