COODETEC: Cooperativa vira sala de aula para estudantes de Agronomia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec recebeu, nesta quarta-feira (15/09), cerca de 40 alunos de graduação, mestrado e doutorado de Agronomia da Unioeste. Alguns já conheciam a estrutura da cooperativa, mas queriam saber mais sobre a área de pesquisa. A aluna de mestrado da Unioeste, Cristina Fernanda Schneider, já fez estágio na Coodetec, mas em alguns laboratórios encontrou novidades. "Algumas das áreas que visitamos hoje, eu não conhecia bem". Cristina destacou ainda que seu curso é voltado para a área de sementes e que poderá aproveitar bastante do que foi explanado.

Apresentação - A visita durou pouco mais de duas horas e contou com apresentação da Coodetec, história e colocação no mercado competitivo. Neste primeiro momento, o responsável pela explanação foi o coordenador de marketing e difusão - soja e trigo da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues. "A maioria dos pais destes alunos faz parte da história da Coodetec. Grande parte é filiada a uma das 34 cooperativas responsáveis por esta empresa. Estamos passando informações que serão úteis muito em breve para eles. São nossos futuros clientes", destacou Rodrigues.

Sementes - O supervisor de produção da Coodetec, Jorge José Jurach, também falou aos visitantes. Ele destacou o trabalho das Unidades de Beneficiamento de Sementes. "Existe um acompanhamento constante das sementes cultivadas. Trabalhamos para que o agricultor tenha grãos de qualidade, para que a satisfação ocorra, desde a semeadura até a colheita", explicou Jurach.

Laboratórios - Depois de passadas as informações iniciais, os alunos e professores da Unioeste puderam conhecer toda a estrutura de pesquisa da Coodetec.  "Acho importante conhecer os laboratórios. Temos uma idéia de como funciona, com as aulas teóricas, mas agora sei como é o trabalho de verdade. Na universidade vemos pouco essa questão de germinação, é um trabalho pequeno, e na Coodetec vi como é em grande escala", afirmou o estudante do 4º ano de agronomia, João Fernando Domokoski. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados