COCAMAR I: Na região da cooperativa, a expectativa é de uma boa safra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A semeadura de soja da safra 2009/10 sofreu uma parada nos últimos dias em razão das chuvas constantes. O prazo recomendado pela pesquisa, de acordo com o zoneamento agroclimático, começou no dia 15 e a previsão é que a superfície cultivada totalize cerca de 224 mil hectares na região da cooperativa. Os cooperados recolheram as plantadeiras, à espera do sol. Um deles é Luiz Carlos da Silva, de Floresta, que planta oito alqueires no município. Ele conta que nas últimas duas safras mal conseguiu fazer frente às despesas, mas agora está confiante. "Se tivermos uma boa safra, vamos compensar as perdas dos dois últimos anos", diz.

Ansioso - Em Doutor Camargo, Romildo Balconi conta que está ansioso para colocar as sementes na terra. É só o tempo deixar. Nos últimos anos, com as dificuldades climáticas e a quebra da produção, ele precisou vender um trator para honrar os compromissos com o banco. Agora, está otimista: "Vamos torcer para que seja diferente".

Chuvas - No município de Ivatuba, Valdomiro Caobianco, que planta 80 alqueires, começou a semear mas as chuvas atrapalharam. Mesmo com os problemas enfrentados nos últimos anos, afirma que precisou investir na compra de um trator novo e uma plantadeira, pois sua estrutura já estava sucateada. "Tinha que fazer outros investimentos na propriedade, mas vamos devagar", completa. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados