COASUL: Estudantes de Agronomia visitam propriedade de cooperado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Estudantes do terceiro ano do curso de Agronomia da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, estiveram na última quarta-feira (11/11) no município de Itapejara D’Oeste, na propriedade do associado da Coasul, Maurilio Hoffman. Segundo o engenheiro agrônomo do entreposto de Itapejara D’Oeste, Sérgio Luís Wust da Silva, os alunos fizeram contato com a Coasul solicitando indicação de uma área ocupada com a cultura do feijoeiro para a realização de uma aula prática na disciplina de Culturas de Lavoura I, ministrada pelo professor Michelangelo Muzell Trezzi.
 
Tratos culturais - “Foi-nos pedido para que neste dia, com a presença de toda a turma e do professor da referida disciplina, fossem descritos todos os tratos culturais já ocorridos e a serem ainda realizados na cultura em questão. Foi então que procurei o Sr. Maurilio, pelo fato do mesmo possuir uma lavoura de 14,5 ha de feijão em andamento, a qual estava acompanhando e fazendo as recomendações pertinentes”, explica Sérgio.
 
Características - Na oportunidade Sérgio descreveu para a turma, características da cultivar, condições climáticas verificadas e todo o desenrolar da cultura, desde o plantio, adubação, passando pelo tratamento de sementes, e as aplicações de herbicidas, fungicidas, inseticidas e fertilizante foliar.
 
In loco - Após o “bate-papo”, os alunos verificaram “in loco”, aspectos gerais da lavoura, principalmente em relação ao aparecimento de algumas doenças fúngicas bem como algumas pragas. “A aplicação final de fungicida e inseticida que já estava programada, não havia sido feita até aquele momento pela fase em que a cultura se encontrava (florescimento) e pelas condições climáticas adversas e seria realizada por aqueles dias, possibilitando, então, no dia da visita, uma boa visualização dos aspectos da cultivar e suscetibilidade às doenças”, enfatiza Sérgio.
 
Experiência enriquecedora - “A visita técnica foi uma experiência enriquecedora e muito proveitosa, pois nos permitiu como acadêmicos de Agronomia, fazer uma relação entre o ensino e a extensão, nos mostrando a realidade vivenciada pelos produtores de feijão da região sudoeste do Paraná”, acrescenta a acadêmica Elouize Xavier. (Imprensa Coasul)

Conteúdos Relacionados