CARREIRA I: Um Estado feito de oportunidades

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Quais são seus talentos? E seus projetos profissionais? Sejam eles quais forem, uma coisa é certa: o Paraná oferece oportunidades em diversas áreas para quem deseja se especializar e construir carreira. As grandes chances estão nas áreas de tecnologia e agronegócio. Mas há espaço nos setores varejista, médico, educacional, de construção, de confecção e outros menores. E mais do que possibilidades profissonais, diversas cidades paranaenses aliam outra oferta que muita gente tem buscado: qualidade de vida.

Carreira - Pesquisa recente divulgada pela revista Você S/A mostrou que sete cidades do Estado estão entre as cem melhores para se construir carreiras no País e têm atraído muitos profissionais. Em destaque ficaram Curitiba, que ocupou o 10º lugar; Londrina, em 24º; e Maringá, em 30º. Entre os municípios da Região Sul do Brasil, a capital paranaense é a 2 melhor para se construir carreira, Londrina a 5 e Maringá, 7. A expansão da área de tecnologia e do segmento de agronegócio, com destaque para as cooperativas, tem sido a mola propulsora. Mas o que realmente essas cidades têm que chamam a atenção de profissionais e ajudam a impulsionar suas carreiras?

Instituições de ensino - Em Londrina e região, por exemplo, o forte são as importantes instituições de ensino. ''No cenário de mercado de trabalho em que vivemos, onde as pessoas têm que se qualificar e essa qualificação precisa ser constante, contar com boas instituições de educação próximas é fundamental'', frisa o consultor empresarial, Wellington Moreira, destacando ainda os centros de pesquisas locais, entre eles o Iapar e a Embrapa Soja. Nesse sentido, acrescenta, a região tem muito a oferecer a quem já está aqui ou deseja vir para cá.

Profissionais qualificados - Por sua vez, profissionais qualificados, analisa o consultor, podem ser absorvidos em setores como os de prestação de serviço, industrial - nos parques em cidades próximas a Londrina, como Arapongas, Apucarana e Cornélio Procópio -; educacional - levando-se em conta a demanda das instituições de ensino -; tecnologia - Londrina conta com um Arranjo Produto Local do setor -; e o da saúde - a região é referência na área. ''Para quem quer atuar como empreendedor, a cidade também oferece com certeza boas oportunidades'', avisa.

Setor agroindustrial - Mas é o setor agroindustrial que mais tem aberto portas para o desenvolvimento profissional em todo o interior do Estado. ''Existe uma vocação do Paraná para o agronegócio. E os importantes institutos de pesquisas, bastante próximos, favorecem quem pretende construir carreiras nessas áreas'', pontua Moreira. E, conforme ele, o primeiro olhar que as pessoas precisam ter em relação ao segmento é quanto ao cooperativismo.

Cooperativas - As cooperativas, reforça o consultor, estão passando por uma série de transformações, principalmente em relação ao desenvolvimento organizacional. ''Até alguns anos atrás elas não eram tão bem estruturadas. Agora são e serão mais ainda. E quem quiser construir carreira nessas empresas de agronegócio e buscar formação na área de cooperativismo é um tiro certo'', recomenda o especialista.

Detalhes - Entretanto, quem está de olho em uma vaga nesse setor precisa se atentar em alguns detalhes. ''O processo dentro do setor é diferente, as decisões são tomadas mais lentamente, existe um número muito maior de pessoas envolvidas nessas decisões. Existe um princípio cooperativista que permeia o ambiente e é preciso entender que esse local de trabalho não é igual ao de uma multinacional'', explica.

Gestores - Existem algumas especificidades, mas a formação de gestores de cooperativas, por exemplo, é a mesma de empresas tradicionais, e vai de especializações a MBAs. O diferencial do setor de agronegócio é que muitas vezes a própria cooperativa oferece essa formação. ''Elas têm recursos para investir e elas investem mesmo no desenvolvimento de seus colaboradores e cooperados. Aliás, elas nascem para isso, para fomentar o desenvolvimento regional e humano'', afirma o consultor empresarial.

Outros ramos - E não apenas as cooperativas agroindustriais oferecem boas oportunidades para se construir carreiras. De acordo com Moreira, as do ramo de crédito e saúde estão se tornando muito fortes. ''Tem muita gente saindo de bancos tradicionais, daquela pressão e indo trabalhar em cooperativas financeiras, todas extremamente fortes. Elas têm crescido significativamente, tem boas estruturas'', pontua o especialista. ''Estamos em um período em que as cooperativas estão abrindo seus tentáculos. E ali, a chance de alcançar cargos de gestão e de conseguir fazer coisas novas e diferentes é muito grande para quem quer encontrar um caminho'', finaliza. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados