Captação do Bancoob pode chegar aos R$ 60 milhões

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Carteira será lastreada em recebíveis de contratos de construção. A Bancoob, cooperativa de crédito habitacional criada há oito anos pelo Sindicato dos Bancários, realizou na sexta-feira, a primeira apresentação de seu fundo de recebíveis para grandes investidores. A cooperativa é a primeira a captar recursos por meio de um fundo de recebíveis, cujo valor de captação pode chegar a R$ 60 milhões. A carteira, denominada Fundo de Direitos Creditórios Bancoob 1, será lastreada em recebíveis originados de contratos de construção ou incorporação, pela Bancoob, de empreendimentos imobiliários em regime cooperativo, destinados a seus associados.

De acordo com o diretor presidente da Bancoob, Luis Eduardo Malheiro, os recursos serão usados para dobrar a capacidade de lançamentos imobiliários da cooperativa, para um total de 2 mil ao ano. Em 2004, a cooperativa já lançou dois empreendimentos que, juntos, reúnem 162 unidades. Neste mês, mais 52 unidades irão a mercado. "Temos em estudo mais 840 unidades que devem ser lançadas até o final de 2004", disse. A inadimplência da cooperativa habitacional, segundo Malheiro, é de cerca de 0,5%, contra média superior a 10% registrada pelo setor. Para o executivo, as condições de pagamento do financiamento habitacional e o valor dos imóveis oferecidos - abaixo da média de mercado - explicam o baixo número de inadimplentes.

Conforme Malheiro, a cooperativa atrai cerca de 2 mil cooperados por ano. Hoje, o total de cooperados chega a 15 mil e inclui, também, não filiados do Sindicato dos Bancários. O fundo de recebíveis da cooperativa teve o seu registro protocolado hoje na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a previsão, na opinião de Ricardo Penna, diretor da corretora Planner, empresa estruturadora e administradora do fundo, é que o registro seja concedido em um "processo rápido".

A estimativa de rentabilidade das cotas preferenciais é de variação do IGP-M, mais juros de 12,5% ao ano, ou algo entre 109% e 110% do CDI, a depender da inflação do período. O Bancoob I, que recebeu duplo A da Standard & Poor''s, é um fundo fechado, com amortizações programadas a cada 12 meses. O prazo da carteira é de 36 meses. (Fonte: Gazeta Mercantil)

Conteúdos Relacionados