C.VALE: C.Vale orienta jovens sobre cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O jovem precisa ter foco e assumir o controle sobre as decisões que influenciam a sua vida. Os pais podem ajudá-los transferindo valores e servindo de exemplo, mas sem forçar os filhos e sem querer decidir por eles. "Quando o pai começa a obrigar, o filho começa a repudiar", alerta o administrador de empresas Sidnei Oliveira.  Para ele, os pais devem passar as suas experiências para orientar os filhos e estimulá-los a assumir compromissos. Essa orientação é necessária porque agora os jovens estão mais confusos que em outras épocas. "Nunca em outro momento da humanidade o jovem teve tantos recursos tecnológicos e de informação. Só que ele não sabe o que fazer com tanta bagagem", disse Oliveira, durante o 3º Seminário do Jovem Cooperativista promovido pela C.Vale, no dia 4 de julho.

Participação - Outra contribuição que os pais podem dar aos filhos é participar mais da vida deles para entender como se comportam os jovens. Para o especialista em educação, João Carlos de Oliveira, os jovens precisam de referências, papel que os pais devem cumprir. Ele disse aos 300 filhos de associados da C.Vale que não tenham medo de assumir o que são. "Se vocês fizerem alguma coisa, as pessoas vão comentar. Se deixarem de fazer, também vão comentar", ensinou.

Desafio - Formado em Artes Cênicas, João Carlos Oliveira valeu-se de interpretações recheadas de humor para despertar a ação e motivar os jovens. Alertou-os de que precisam aprender a pedir acreditando naquilo que buscam e que devem manifestar claramente seus desejos para que possam ser entendidos. "Ninguém vai saber o que você quer se você não falar", observou. Para João Carlos Oliveira, o principal desafio do jovem é "transformar ideias em ações e ações em resultados".

Dia Internacional - O 3º Seminário do Jovem Cooperativista marcou o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado anualmente no primeiro sábado de julho. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, explica que o evento faz parte da preparação da terceira geração de associados da cooperativa. Ele entende que esses jovens vivem num período de mudanças rápidas e acesso a muitas informações, e precisam de orientações sobre o rumo a seguir. "São esses jovens que vão dar continuidade à C.Vale nos próximos anos. Então precisamos que eles compreendam o espírito de união dos primeiros associados e comecem a se envolver com a C.Vale porque daqui a alguns anos vão estar comandando a cooperativa", comentou. (Imprensa C.Vale)

Conteúdos Relacionados