AUTOGESTÃO: Técnicos da Oceps e Sescoop/SP destacam funcionalidades do Sistema

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os consultores técnicos da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Sescoop/SP Gil Agrela e Eliane Vela estão no Paraná nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/02), conhecendo o funcionamento prático do Sistema Autogestão, ferramenta desenvolvida pelo Sescoop-PR e que permite a elaboração de cenários e o acompanhamento do fluxo financeiro das cooperativas, além de atender as especificidades de todos os ramo do cooperativismo. Na quinta-feira (11/02), os consultores, acompanhados do coordenador do Autogestão João Gogola Neto, visitaram a Agrária, de Entre Rios, que na ocasião demonstrou como utiliza o Sistema no seu dia a dia. "Além do controle dos dados financeiros, são elaborados relatórios, cujas informações embasam a diretoria da Agrária na tomada de decisões", conta Gogola Neto. Nesta sexta-feira, os técnicos estiveram na Unimed Federação Paraná, onde verificaram que o Sistema Autogestão permite que a Federação tenha em mãos de maneira ágil e permanente todos dos dados das singulares paranaenses para acompanhamento e controle. "Percebemos na prática que as cooperativas enxergam o Sistema como um grande diferencial, além do fato de que esta ferramenta facilita o trabalho e ajuda na tomada de decisões", disse Gil Agrella. "Outro aspecto muito positivo e que também é um diferencial importante do Paraná é a integração que existe entre as áreas de Desenvolvimento Humano e Autogestão do Sescoop/PR. Ficou bastante evidente que esta forma de trabalho funciona muito bem aqui. Os resultados disso são visíveis, inclusive, no que se refere ao desempenho das cooperativas", completou Eliane Vela.

O Sistema - O Autogestão é um sistema de análise e monitoramento on-line que, alimentado com informações financeiras, de controle administrativo e de recursos humanos, permite a elaboração de cenários e o acompanhamento do fluxo financeiro da cooperativa. O sistema, batizado de AutoGestão Sistema de Análise e Monitoramento de Cooperativas do Paraná, foi disponibilizado em janeiro de 2008 e já está sendo utilizado com sucesso por todas as cooperativas do Paraná.

Evolução - O gerente de Desenvolvimento de Autogestão, Gerson José Lauermann, conta que o sistema é uma evolução de um trabalho desenvolvido desde 1991. "O programa anterior era muito manual e atendia exclusivamente o ramo agropecuário. Com algumas adaptações, em meados de 1995, também foi utilizado para o ramo saúde e infra-estrutura. Mas ainda estava aquém da necessidade do setor cooperativo, pois operava com indicadores fixos e relatórios padrões", lembra Lauermann. Então, no final de 2006, o Sescoop-PR preparou o "memorial descritivo" daquele que seria o sistema que poderia atender e contribuir com a demanda do setor.

 

 

Inovações - O AutoGestão apresenta várias inovações, entre as quais, a segurança de informações, a flexibilidade, a confiabilidade nos indicadores, e a portabilidade. Além disso, todos os itens do sistema estão à disposição das cooperativas on-line e em qualquer ponto com acesso a internet. Outra importante inovação é que, diferente da versão anterior, o sistema atual atende às especificidades de cada ramo do cooperativismo. Também permite aos usuários, via WEB, a configuração de acordo com as necessidades de cada cooperativa. "É possível importar informações do sistema contábil da cooperativa, evitando o retrabalho, e alimentar o sistema através de arquivos exigidos pelas agências reguladoras, tipo Banco Central, ANS, ANATEL, etc.", completa o coordenador da área de Desenvolvimento e Autogestão, João Gogola Neto.

Conteúdos Relacionados