AGRO: Projeto desenvolvido por mulheres da Coprossel beneficia crianças da Escola Raquel de Queiroz em Laranjeiras do Sul

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na terça-feira (10/10), as mulheres integrantes da terceira turma do Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina da Coprossel entregaram à comunidade, aos alunos e professores da Escola Municipal Raquel de Queiroz, distrito do Passo Liso, em Laranjeiras do Sul, uma linda Brinquedoteca e um toldo na entrada da escola.

Projeto - Esses dois itens inaugurados compõem parte do Projeto “Comunidade na Escola”, desenvolvido pelas mulheres que fazem parte do curso na Coprossel. O planejamento do grupo é ainda construir um rol de entrada na praça de alimentação e pinturas dos muros. O projeto custou mais de R$ 55.000,00, sendo que o toldo foi viabilizado por meio da Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul.

Esforço - O vice-presidente da Coprossel, Celio Bechi Dapont, ressaltou todo o esforço das mulheres em buscar recursos e alterativas para ajudar as crianças a ter ainda melhores condições de aprendizado. “As mulheres demostraram aqui muita força de vontade e determinação para o planejamento e execução desse grande projeto, estão de parabéns”, relatou Celio.

Aprendizado - Fátima Crislaine Vasiak, mãe de Ketlin, que estuda na escola, ressaltou que com a Brinquedoteca e as aulas lúdicas as crianças vão ter a oportunidade de aprender ainda mais. “Também agora com o toldo elas vão ficar mais seguras nos dias de chuva. Só temos a agradecer as mulheres da Coprossel”, diz Fátima

Novas instalações- Pais, alunos e convidados conheceram as novas instalações e passaram a tarde festiva e de brincadeiras com as crianças. Atualmente a escola conta com 73 alunos. O Henrique Fagundes Carraro de 8 anos, que estuda na escola ficou muito feliz com a programação que teve entrega de doces, parque de brinquedos e lanche. “O que mais me chamou atenção foi todos os brinquedos da brinquedoteca”. Obrigado minha mãe e todas as mulheres que escolheram a minha escola, gostei muito”, relatou com alegria o Henrique.

Gratidão - Para Neusa Bianchini, uma das idealizadoras do Projeto, o sentimento é de gratidão. Segundo ela esse é um resultado da cooperação da comunidade, da escola e empenho das integrantes do grupo com o apoio da Coprossel e professores do curso. “Todos os trabalhos ficaram mais leve agora, quando contemplamos a felicidade das crianças”, disse Neusa.

Idealizadoras - As idealizadoras do “Projeto Comunidade na Escola” são: Mariete Remechelo, Natalia Fagundes Carraro, Neusa Bianchini e Serli M. dos Santos.

Empenho - Gilberto Belabernardi, que é pai da Antônia Laura do 2º ano, agradeceu o empenho das mulheres da Coprossel e trazer bem feitorias a escola. “A escola sendo melhor estruturada a criança se desenvolve ainda melhor. Agora elas estão mais seguras em dias de chuvas e frio”. Realmente todo o grupo que organizou esses investimentos estão de parabéns.

Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina Coprossel- O envolvimento das mulheres ligadas a cooperativa Coprossel nasceu a partir do incentivo da Diretoria da Cooperativa em gerar oportunidade e inclusão as mulheres, sem perder a forte ligação com as comunidades onde atua.

Força - De modo formal, esse incentivo passou a ganhar força por meio de um modelo de capacitação por cursos, viagens e programas de formação, como o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina Coprossel (PDLF), braço forte do Núcleo Feminino Coprossel, composto de mulheres atuantes nas comunidades e na cooperativa, que se formaram no curso e continuam os trabalhos. O PDLF tem o apoio do Sistema Ocepar e já formou duas turmas. No decorrer do curso, as mulheres elaboram e executam projetos de interesse das comunidades onde atua. Atualmente está em curso a capacitação da terceira turma.

Presenças - Estiveram na cerimônia de inauguração e entrega do Projeto “Comunidade na Escola”, o vice-presidente da Coprossel Celio Bechi Dapont, Diretor Azelindo Sumenssi, representando o Núcleo Feminino Coprossel Rosane Tormen, gerente de desenvolvimento do quadro social e colaboradores Eliete Burei Kuerten, Diretora da escola professora Josiane Peschisky, secretária de educação de Laranjeiras do Sul Maria Luiza Simões Nunes dos Santos e o vereador Celso de Azevedo além de pais e professores. (Assessoria de Imprensa Coprossel)

Conteúdos Relacionados