TURISMO RURAL: Paraná vai mostrar experiências na Câmara Federal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Representando a Rede TRAF (Turismo Rural na Agricultura Familiar) o coordenador do Programa de Turismo Rural da Secretaria da Agricultura, Ednei Bueno do Nascimento, participa nesta quinta-feira (04/10), em Brasília, de audiência pública marcada pela Comissão de Turismo e Desportos da Câmara Federal, para discutir uma legislação nacional para o Turismo Rural. Também vai participar do evento o secretário nacional de Políticas de Turismo, Airton Nogueira.

 

Legislação própria - De acordo com Ednei Bueno, a estrutura legal existente hoje no país não reconhece o turismo rural como atividade econômica exercida pelos agricultores familiares, motivo que tem levado muitos Estados a aprovarem legislação própria, regulamentando a atividade. "O Paraná tem uma lei (n° 15143) aprovada pela Assembléia Legislativa, e sancionada no ano passado pelo governador Roberto Requião, reconhecendo a atividade. "A regulamentação dessa lei ainda está sendo estudada, mas o fato dela existir motivou o convite para que o Paraná se inserisse no debate a nível nacional, subsidiando outros Estados, e participando ativamente d construção de uma legislação nacional", explicou.

 

Renda complementar - De acordo com ele, a Rede Traf entende que a agricultura familiar tem que continuar exercendo seu papel de agricultura familiar, mas pode também exercer atividade de turismo como renda complementar à sua atividade principal. "O turismo rural proporciona renda à agricultura familiar com a venda de produtos, artesanato e mesmo com a exploração de restaurantes, no entanto, é fundamental a preservação das características culturais e a diversidade que só é encontrada numa propriedade de agricultura familiar", esclareceu Ednei Bueno Nascimento.

 

Número de projetos - Segundo Nascimento, cerca de 10 projetos de turismo rural no Estado já foram estruturados de acordo com a legislação estadual do Traf. "Em um ano queremos pelo menos dobrar o número desses projetos, especialmente no Norte do Paraná", afirmou. De acordo com ele, as regiões prioritárias para a exploração do Turismo Rural no Estado é a Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Rota dos Tropeiros, Costa Oeste e o Paraná Centro.

 

Projeto mostra peculiaridades - "Visitar cachoeiras e belezas naturais é interessante, mas conhecer pessoas é muito mais interessante, e isso pode ser proporcionado pelo turismo rural, que graças às peculiaridades de cada região se torna diferente em cada município. Esse é o atrativo turístico, o agricultor familiar no seu modo de viver", disse o representante do Traf. A diferença, segundo ele, está no que cada produtor pode oferecer de diferente aos visitantes, como por exemplo a comida, o passeio de trator ou de cavalo, a venda de produtos in natura, a hospedagem e outras atividades que valorizam o turismo rural. (Agência Estadual de Notícias)

Conteúdos Relacionados