SHOW RURAL II:Emater orienta excursões municipais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao encerrar os preparativos do maior espetáculo de tecnologia para a agricultura familiar do Paraná, montado como vitrine tecnológica no Show Rural, da Coopavel, a Emater orienta os organizadores das excursões municipais que estarão em Cascavel no período de 28 de janeiro a 1.º de fevereiro. Para a visita monitorada das 300 excursões municipais esperadas, 150 são da região Oeste e já com data e horário de chegada, o engenheiro agrônomo Renato Jasper, coordenador geral do Emater no evento, alerta que os excursionistas serão recebidos na entrada oficial de acesso, na margem da rodovia BR-277, e encaminhadas para as 60 unidades didáticas expositivas.

Melhor Roteiro - Para os demais visitantes do Sow Rural, a Emater montou uma recepção com monitoramente na sua área para promover o melhor roteiro com maior ganho de aprendizagem. "Também estamos preparados para receber todas as excursões de produtores rurais que forem organizadas, até mesmo no período durante o Show Rural, por iniciativa própria das prefeituras, sindicatos, cooperativas, associações e demais entidades rurais.

Difusão de boas práticas - Todo esse esforço é para contribuir na difusão das boas práticas agrícolas, assim dar oportunidade de melhoria de renda aos agricultores familiares e promover conseqüentemente as economias locais pelo conhecimento obtido pelas excursões aos seus municípios de origem", destaca Jasper. O extensionista lembra que na edição passada do Show Rural foram recebidas 200 excursões municipais, oriundas do Paraná e dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Recebidos também comitivas de visitantes dos países vizinhos da Argentina e Paraguai.

Atrativos - O foco das apresentações das tecnologias para a agricultura familiar na vitrine tecnológica da Emater no Show Rural são as três principais cadeias produtivas regionais: a pecuária leiteira, a fruticultura e a olericultura. "Os visitantes terão acesso aos principais fundamentos técnicos dos resultados positivos destas atividades, em suas questões econômicas, sociais e ambientais", assegura Jasper. Dentre as novidades estão o Armazém do Conhecimento, com publicações técnicas disponibilizadas sobre os assuntos em exposição, até de culinária e artesanato; o histórico da vitivinicultura abrilhantado com demonstrações diárias do tradicional desengaçamento da uva com os pés, por moças locais em traje do folclore italiano.

Agroindústria - Na Vitrine da Agroindústria Familiar do Programa Fábrica do Agricultor, serão demonstrados como organizar ponto de venda, exposição de produtos, certificação e análise de produtos transformados. Tem ainda a Cooperativa de Artesanato, mostrando como organizar as mulheres rurais para participação em cursos de qualificação e comercialização dos seus produtos artesanais; Museu Rural, com exposição de equipamentos, móveis e utensílios utilizados nas atividades do campo; a Propriedade Agroecológica, com integração das atividades de cultivos e criações, além dos programas decorrentes das políticas públicas do Governo do Estado para a agricultura familiar. (Emater)

Conteúdos Relacionados