SAFRINHA: Políticas para abastecimento de milho são tema de reunião com cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

Na manhã desta sexta-feira (16/07), foi realizada uma reunião virtual com a participação de gestores, executivos e técnicos de 20 cooperativas paranaenses, para debater as perspectivas sobre o recebimento e comercialização de safra das cooperativas do Paraná para a cultura de milho. O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Soria Bastos Filho.

Perdas - Devido à estiagem e às últimas geadas, segundo levantamento do setor, as perdas na produção de milho safrinha podem ultrapassar os 50% nesta safra, o que impacta nas cooperativas, em especial naquelas que dependem do produto para transformação do grão em carnes. As cooperativas estão preocupadas com o fornecimento do produto e, para isso, a reunião serviu para ouvir o setor e as entidades de governo. Além do Paraná, os estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais apresentaram redução na estimativa de produção.

Presenças - Participaram também do encontro o diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio De Zen, o gerente da Conab, Fernando Motta, o chefe do Departamento de Economia Rural da Seab, Salatiel Turra, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, e o gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Flávio Turra, e representantes das cooperativas C.Vale, Coopavel, Coasul, Camisc, Coagru, Coprossel, Coamo, Lar, Integrada, Copacol, Copagril, Coopertradição, Cocari, Castrolanda, Cotriguaçu, Capal, Agraria, Bom Jesus e Cocamar.

Conteúdos Relacionados