INFRAESTRUTURA II: Porto de Paranaguá recebeu mais um navio-tanque gigante

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infraestrutura II 19 07 2021Mais um grande navio do segmento de granéis líquidos operou no Porto de Paranaguá na semana passada. Atracado no píer privativo da Cattalini Terminais Marítimos, o Hafnia Guangzhou descarregou óleo diesel vindo dos Estados Unidos. A embarcação de bandeira maltesa tem 228,39 metros de comprimento (LOA) e 38,04 metros de largura (boca).

Manutenção - É a manutenção da infraestrutura marítima, como explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que permite que os portos de Paranaguá e Antonina possam receber navios maiores e funcionar com plena capacidade operacional e segurança.

Investimento - “Tanto nós, da Autoridade Portuária, quanto os terminais privados investimos permanentemente em dragagem, sinalização náutica, e demais obras e tecnologias necessárias que os portos paranaenses possam seguir gerando divisas, renda e trabalho com operações seguras e de qualidade operacional”, afirma.

Maior - Segundo a Cattalini, o navio estava atracado no berço externo do píer e é maior que o "Cielo Rosso", recebido no último mês de maio, com 228 metros de comprimento (LOA). “Em média, os navios regularmente recebidos têm entre 147 e 195 metros de comprimento, mas o píer privativo está preparado para embarcações de até 229 metros”, informa a empresa.

Datas - O navio atracou na última terça-feira (13/07) e zarpou no final da tarde de quinta (15/07).

Gigantes - Os maiores navios que chegaram ao Porto de Paranaguá para carregar granéis sólidos de exportação têm 292 metros de comprimento (LOA) e 45 metros de largura (boca) – Pacific Myra, no último mês de abril; E.R Bayonne, em julho de 2020, e Pacific South, em junho do ano passado.

Carga geral - De carga geral, segundo a Diretoria de Operações da Portos do Paraná, o maior navio que opera pelo Porto de Paranaguá é o Glovis Solomon, com 232,39 metros.

Fertilizante - O maior de fertilizante a atracar e descarregar foi o Tramp Lady, de 225 metros, recebido no dia 29 de janeiro. A embarcação abriu oportunidade para fazer o retorno ao Exterior levando granéis de exportação, já que tem as dimensões dos navios que regularmente operam com soja, milho, farelo e açúcar.

Conteineros - O maior navio de contêineres a atracar no Porto de Paranaguá foi Hyundai Loyalty, em maio de 2018, de 339,62 metros de comprimento e 45,6 metros de largura, mas com capacidade de carga para 8.600 TEUs (unidade específica para unidades de contêineres).

Ano passado - No ano passado, também entre os maiores navios, foram recebidos, em junho, o MOL Beauty e o MOL Beacon, ambos com 336,9 metros de comprimento e 48,3 metros de largura e capacidade para 10 mil TEUs.

Maior capacidade - Entre aqueles com maior capacidade de carga do segmento a operar no Porto de Paranaguá está o Kota Pusaka (outubro de 2020), medindo 330 metros de comprimento com 48,2 metros de largura, com capacidade de carregar 11.923 unidades de contêineres (TEUs).

Mesmas dimensões - Com essas mesmas dimensões ainda operam em Paranaguá os conteineiros Kota Pemimpin, Seaspan Harrier, Seaspan Osprey, Paranagua Express, e Montevideo Express.

Terminal de contêineres - O terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, operado pela empresa TCP, está localizado em posição geograficamente privilegiada, no centro do principal eixo logístico de entradas e saídas de cargas do País.

Autorização - A empresa já tem autorização para operação de navios New Panamax (368m x 52m), sendo o primeiro terminal do Brasil com essa permissão. (Agência de Notícias do Paraná)

FOTO: Rafael Nakamura / Portos do Paraná

 

 

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