MÍDIA: Presidente do Sistema Ocepar destaca a importância econômica e social do cooperativismo no Band Entrevista

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, foi o convidado recebido pelo programa Band Entrevista, exibido no domingo (20/08), pela TV Band Paraná. Ele conversou com os jornalistas José Wille e João Azevedo sobre vários temas, como como o trabalho realizado pelo Sistema Ocepar em prol do desenvolvimento do cooperativismo paranaense, o planejamento estratégico do setor, a representatividade das cooperativas do ramo agropecuário na produção estadual, agroindustrialização, formação profissional do público cooperativista, infraestrutura, armazenagem de grãos, entre outros.

Plano Safra - No início da entrevista, Ricken fez uma avaliação sobre o Plano Safra 2023/24, anunciado pelo governo federal no final de junho. Já na semana passada, o governo do Paraná divulgou as ações de apoio aos produtores rurais paranaenses, em complemento às medidas do governo federal. “É um plano robusto. São R$ 430 bilhões disponibilizados para produção e investimentos. Evidentemente que será necessário um ajuste nos juros, em função até da Selic”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar. “Para nós, o Plano Safra é muito importante. Nós temos 223 cooperativas de sete ramos de atividades e o mais significativo em termos econômicos é o agropecuário. Nós recebemos o equivalente a 64% da safra de grãos no Estado, que vão para os armazéns das cooperativas. Isso é uma responsabilidade enorme. Nós sempre esperamos com muita expectativa o anúncio do Plano Safra, acompanhamos o andamento das medidas e colaboramos com propostas para que o governo tenha condições de dar a sustentação necessária ao produtor, já que os recursos próprios não são suficientes para que ele possa plantar”, ressaltou.

Suporte - Na sequência, Ricken falou sobre como o cooperativismo apoia o trabalho dos agricultores. “A Ocepar é a entidade de registro e apoio a 223 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, transporte, consumo e trabalho. Esses sete ramos devem movimentar até o final de 2023 o valor de R$ 200 bilhões. No agro, 82% dos agricultores associados às nossas cooperativas no Paraná não têm 100 hectares. A absoluta maioria é formada por pequenos produtores. Eles têm na cooperativa uma grande oportunidade. A nossa missão é organizar essas pessoas, para que tenham mais renda e uma condição melhor. Isoladamente, talvez elas nem estivessem mais na atividade. Eles permanecem no campo produzindo porque as cooperativas fornecem os insumos que eles precisam, dá assistência técnica, recebe a produção. Então, os 64% da produção agropecuária paranaense recebidos pelo cooperativismo representam a soma do que produzem os 200 mil produtores rurais cooperados às cooperativas agropecuárias paranaenses”, acrescentou.

Clique aqui e confira na íntegra a entrevista concedida pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao programa Band Entrevista.

Conteúdos Relacionados