Agrária realiza aula inaugural do Programa Raízes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na última terça-feira (19/08), a Cooperativa Agrária deu início oficial ao Programa Raízes, iniciativa lançada em junho e que integra o Planejamento Estratégico Atitude 5C. O programa tem como propósito apoiar as famílias cooperadas na condução do processo de sucessão em seus negócios, fortalecendo a perenidade das atividades no campo.

A alta adesão ao programa, que contou com 80 inscrições, fez com que fossem ofertadas duas turmas de formação. “A procura pelas inscrições nos surpreendeu positivamente. A sucessão no campo é um tema chave para perenidade das atividades da Agrária, por isso precisa ser um processo planejado, estruturado e bem executado”, declarou Bruno Dandolini, gerente agrícola da cooperativa.

  Os módulos iniciais do Programa Raízes acontecerão em parceria com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), por meio do Programa Unindo Gerações. “O Unindo Gerações nasceu de uma demanda das cooperativas paranaenses, já que a sucessão é um tema muito sensível para algumas famílias. A ideia é darmos aos participantes ferramentas para que a sucessão aconteça de forma natural”, explicou o analista técnico do Sescoop/PR, Luís Henrique de Macedo.

A aula inaugural do Programa Raízes contou com a presença da consultora de sucessão familiar e gestão do agronegócio Mariely Biff. Em sua fala, ela abordou pontos que são fundamentais para que haja êxito no processo de sucessão. “O que define se a sucessão vai dar certo não é o tamanho de uma propriedade, mas sim o nível de profissionalização da gestão e a maturidade das pessoas envolvidas no processo”, afirmou.

Os irmãos Arnaldo e Alberto Stock são da segunda geração de cooperados da Agrária e trabalham em sociedade há mais de 40 anos. Para Arnaldo, o Programa Raízes tem uma função que vai além de estruturar a passagem de bastão de pais para filhos no comando das propriedades rurais. “Acima de tudo, é necessário ter bom senso na condução do processo de sucessão. O Programa Raízes é uma ação muito importante porque vai falar da parte burocrática e da parte operacional dos negócios”, avaliou.

Com essa primeira etapa, a Agrária reafirma o compromisso de valorizar as famílias cooperadas e de fortalecer sua sustentabilidade a longo prazo, investindo na preparação de novas lideranças e na continuidade de sua história no agronegócio. (Assessoria de Imprensa Agrária)

{gallery}2025/noticias/08/22/agrarira{/gallery}

Conteúdos Relacionados