FÓRUM DOS PRESIDENTES: Palestra magna vai abordar economia mundial, tendências, desafios e oportunidades para as cooperativas, com Paulo Herrmann
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O cenário econômico mundial, as tendências e fatores que poderão impulsioná-lo são os pontos que deverão ser abordados na palestra magna que integra a programação do primeiro dia do Fórum dos Presidentes, 15 de junho, em Foz do Iguaçu. O convidado a falar sobre o assunto é o engenheiro agrícola formado pela Universidade de Pelotas (RS), consultor e especialista em agronegócio, Paulo Herrmann, que já desempenhou diversas posições de liderança nas áreas de Marketing e Vendas no Brasil e na América Latina. Herrmann também irá discorrer sobre como as cooperativas podem se posicionar para prosperar no atual contexto da economia internacional. A ideia é que ele também compartilhe sua visão sobre a situação do movimento cooperativo no Brasil e na Europa, além dos desafios e oportunidades ligados especialmente ao setor.
Iniciativa - O Fórum dos Presidentes é uma iniciativa do Sistema Ocepar, que conta com o apoio do Sistema OCB e, particularmente nesta edição, será realizado em parceria com a Confederação das Cooperativas Agroalimentares da União Europeia (Cogeca). A ideia é fazer uma conexão entre o cooperativismo brasileiro e europeu, num processo de estreitamento das relações, ampliação de alianças estratégicas e de negócios e de debate a respeito de temas ligados à agenda ESG, infraestrutura e logística.
Programação - No primeiro dia, além da palestra magna, haverá a abertura oficial, às 18h, com a presença dos presidentes dos Sistemas Ocepar, José Roberto Ricken, da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Marcio Lopes de Freitas, e da Cogeca, Ramon Armengol, e do governador do Paraná, Ratinho Junior. O evento deverá reunir aproximadamente 200 participantes.
Painéis - A programação terá continuidade no dia 16 de junho, com quatro painéis, de uma hora e meia cada. O primeiro irá tratar sobre “Alianças estratégicas entre cooperativas” e será mediado pelo professor da Universidade de Alicante, da Espanha, José Daniel López, com a participação do presidente da Frimesa, Elias Zydek, do presidente da Castrolanda, Willen Bouwman, que falará em nome da Unium, do diretor administrativo e financeiro da Unimed Paraná, Alexandre Bley, e do diretor-geral da Ruchey Trops, da Espanha, Andrés Llorca.
Oportunidades de negócios - “Oportunidades de negócios” é o tema do segundo painel, que terá a medição do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e presença do presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, do presidente do Cajamar Bank, da Espanha, Eduardo Baamonde Noche, da gerente de Competitividade da Apex Brasil, Clarissa Furtado, e do secretário de Comércio e Relações Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária, Roberto Perosa (a confirmar).
ESG - O terceiro painel vai abordar as “Melhores práticas em ESG”, com a mediação da presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon, e tendo como debatedores o diretor da Midcounties Co-operative, do Reino Unido, Peter Westall, o gerente executivo técnico da Cocamar e presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF, Renato Watanabe, e o presidente a Callosa D’em Sarrià, da Espanha, Salvador Solbes.
Infraestrutura e logística - O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, será o mediador do quarto painel, que será sobre “Infraestrutura e logística”, com o presidente da Cotriguaçu, Dilvo Grolli. Também foram convidados a gerente de Comunicação e Cooperação Internacional da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), de Portugal, Ana Rosa, e o presidente da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Fernando Garcia de Silva.
Mais informações - Mais informações sobre o Fórum dos Presidentes com Carolina Bianca Teodoro (