FÓRUM DOS PRESIDENTES: Painel vai debater alianças estratégicas entre cooperativas, com exemplos do Paraná e da Europa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A união de esforços é uma característica básica do cooperativismo. E, ao longo do tempo, estão surgindo novas formas de conjugar forças visando ao fortalecimento do setor e à obtenção dos melhores resultados para os cooperados. No Paraná, há o exemplo da Unium, uma iniciativa inovadora de intercooperação realizada na região dos Campos Gerais pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. O presidente da Castrolanda, Willen Bouwman, estará no Fórum dos Presidentes, no dia 16 de junho, em Foz do Iguaçu, para compartilhar essa experiência que beneficia atualmente mais de 5 mil famílias de cooperados. As cooperativas trabalham unidas em diversos campos do agronegócio, com atividades que englobam pecuária leiteira, suinocultura, agricultura, passando pela produção de rações e energia. Juntas, elas representam faturamento anual superior a R$ 7 bilhões, com presença de peso no mercado nacional e exportações para mais de 25 países.
Alianças estratégicas - No Fórum dos Presidentes, Bouwman vai debater a formação de alianças estratégicas entre cooperativas com o presidente da Frimesa Cooperativa Central, de Medianeira, Oeste do Paraná Elias Zydec; com o diretor administrativo e financeiro da Unimed Paraná, Alexandre Bley, e com o diretor-geral da Ruchey Trops, da Espanha, Andrés Llorca. O painel será mediado pelo professor da Universidade de Alicante, da Espanha, José Daniel López.
Modelos de negócios - “Na oportunidade, os participantes irão aprofundar os modelos de negócios de intercooperação que estão adotando. Deverão ser abordados vários aspectos ligados ao tema, como investimentos conjuntos, marcas coletivas, cooperativas centrais e outros meios inovadores que estão permitindo às cooperativas reunir seus recursos, agregar conhecimentos e alcançar maior escala. Ao compartilhar as melhores práticas e histórias de sucesso, o objetivo do painel é fornecer insights práticos, apresentar ferramentas que podem ser utilizadas para construir cooperativas mais fortes e resilientes, além de promover uma maior intercooperação”, esclarece a analista de Desenvolvimento Técnico, Carolina Bianca Teodoro.
Iniciativa - O Fórum dos Presidentes é uma iniciativa do Sistema Ocepar, que conta com o apoio do Sistema OCB e, particularmente nesta edição, será realizado em parceria com a Confederação das Cooperativas Agroalimentares da União Europeia (Cogeca). A ideia é fazer uma conexão entre o cooperativismo brasileiro e europeu, num processo de estreitamento das relações, ampliação de alianças estratégicas e de negócios e de debate a respeito de assuntos ligados à agenda ESG, infraestrutura e logística.
Programação - O evento inicia no dia 15 de junho. A abertura oficial será às 18h, com a presença dos presidentes dos Sistemas Ocepar, José Roberto Ricken, da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Marcio Lopes de Freitas, e da Cogeca, Ramon Armengol, e do governador do Paraná, Ratinho Junior. A palestra magna será ministrada pelo engenheiro agrícola formado pela Universidade de Pelotas (RS), consultor e especialista em agronegócio, Paulo Herrmann. O evento deverá reunir aproximadamente 200 participantes.
Painéis - A programação terá continuidade no dia 16 de junho, com quatro painéis, de uma hora e meia cada. Além de “Alianças estratégicas entre cooperativas”, também serão tratados os seguintes temas: “Oportunidades de negócios”, “Melhores práticas em ESG” e “Infraestrutura e Logística”.
Mais informações - Mais informações sobre o Fórum dos Presidentes com Carolina Bianca Teodoro (