COCAMAR I: Cultivando conexões, produtoras se reúnem em Encontro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Voltando a ser promovido presencialmente depois de mais de dois anos, o Encontro Anual Mulher + Agro Cocamar reuniu cerca de 250 participantes na quinta-feira (17/11) na Associação Cocamar em Maringá.
Vínculos - Ao fazer a abertura, o gerente de Cooperativismo, João Sadao, ressaltou a importância de as cooperadas, bem como as esposas dos produtores associados, “fortalecerem cada vez mais os seus vínculos com a cooperativa”, lembrando que atualmente 20% do quadro social são mulheres e o objetivo é fazer com que esse percentual continue crescendo nos próximos anos.
Conteúdo - Com o tema “Cultivando Conexões”, o Encontro apresentou uma programação que consistiu, entre outras atrações, de palestras, debate sobre os desafios da mulher no agro, apresentações artísticas e show musical.
Superação - A primeira palestrante, Dani Amaral, surpreendeu o público por sua determinação e a trajetória profissional. Residindo numa pequena cidade do oeste do Paraná e sem ter os dois braços (perdidos em um acidente quando tinha apenas quatro anos), ela é casada com Raí, seu assistente de palco, dirige o próprio carro, dá conta da maquiagem e, em casa, gosta de cozinhar.
Palestrante - Dani percorre o país para motivar as pessoas e lembrar que os desafios existem para serem superados. É, também, produtora de conteúdos na internet, com quase meio milhão de seguidores.
Debate - Na sequência, uma mesa redonda mediada pela jornalista Juliane Guzzoni (ex-RPC) contou com a participação das cooperadas Marilza Vendramin, de Paranavaí (PR), Tamara Braganolo, de Cruzália (SP), e Luíza Kumassaka, de São Jorge do Ivaí (PR).
Desafios - Marilza falou da experiência de ter assumido a propriedade após a perda do marido, mesmo conhecendo muito pouco as atividades, enquanto Tamara reportou as dificuldades que enfrentou - por ser mulher e muito jovem -, para se inserir na gestão do negócio familiar.
Mais - Por sua vez, Luíza, uma das lideranças do núcleo feminino da Cocamar em sua cidade, se envolve, em companhia das demais integrantes, em trabalhos voluntários, além de apoiar marido e filhos nas demandas da propriedade, sem falar dos cuidados que dedica aos familiares idosos.
Permanecer - “O mercado de trabalho é cruel, hoje em dia, o melhor para os jovens é permanecer com sua família na atividade rural, mas para isso é preciso que seus passos sejam dados devagar e com muito cuidado”, pontuou Tamara, que tem formação em direito. Ela afirmou se realizar na agricultura.
Tecnologias - Após o almoço, a agenda do evento contou com o Momento John Deere, no qual a concessionária Cocamar Máquinas apresentou as tecnologias que modernizam e conferem mais rentabilidade ao negócio rural.
Capacitação - A segunda palestra do dia, com Andreia Cordeiro, teve como tema “Cultivando Conexões”, em que ela, defendendo a bandeira da valorização da mulher no agro, ressaltou a importância da capacitação.
Valorizar - “Defendo o Conhecimento por acreditar que este é o caminho mais rápido e seguro para valorizar pessoas”, disse Andreia, que é coautora do Livro Mulheres do Agro, cujo conteúdo contém inspirações para vencer desafios dentro e fora da porteira, Andreia é articulista da Broadcast Agro, colunista do Canal Rural, do Missão Mulheres do Agro e da Agrishow.
Show - Por fim, o evento foi completado com um show da dupla Zé Gabriel e Rafael.
Feliz - A produtora Eliete Nespolo conta que viajou 250km de Iporã para Maringá e se disse feliz por participar do encontro, no qual esteve outras vezes, podendo “reencontrar e conversar com produtoras de várias regiões e aprender um pouco mais”.
Se inspirar - Moradora em Jussara, Tereza Negri disse que está à frente de uma propriedade e vem procurando assimilar conhecimentos e, ao mesmo tempo, ao participar do Encontro, se inspirar na experiência de outras mulheres. (Imprensa Cocamar)