BATAVO: Produtores se reúnem no Dia do Cooperado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Incentivar a gestão, debater certificação e apresentar as tendências do agronegócio foram os temas escolhidos pela Batavo Cooperativa Agroindustrial para comemorar o Dia do Cooperado, em 04 de agosto, no Clube Social Carambeí. O evento reuniu 200 associados, vindos de diversas regiões de atuação da Cooperativa Batavo.
Avaliação de conformidade - A primeira palestra contou com a participação da coordenadora do Tecpar, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e médica veterinária, Roberta Züge, mostrando trabalhos de avaliação de conformidades de produção em propriedades rurais, inseridos num programa coordenado por representantes das instituições ligadas ao setor produtivo e com recursos do CNPq, pelo qual faz parte. De acordo com Roberta, este programa, implantado em propriedades pecuárias, tem por objetivo a garantia da qualidade do leite desde a propriedade até as gôndolas, oferecendo segurança ao consumidor. "Desta forma, assegura-se de que o produto atende a um sistema que garante proteção ao meio ambiente, a segurança do trabalhador, o bem estar do animal e a rastreabilidade", explica a coordenadora do projeto.
Gestão - A gestão da propriedade foi apresentada pelo coordenador de economia rural da Fudação ABC, Tobias Katsman, mostrando a importância do controle diário dos custos e as oportunidades de crescimento e investimento, mostrando ferramentas de auxílio na maximização de resultados na gestão.
Tendências do agronegócio - As tendências futuras do agronegócio foram apresentadas pelo professor doutor Marcos Fava Neves, num comparativo do Brasil que anda com o que não que andar, questionando os gargalos nacionais em infraestrutura que não estão atendendo o crescimento da produtividade no campo pela alta gestão e investimentos em tecnologia pelos produtores rurais. A falta de representatividade do setor foi outro destaque mencionado por Fava Neves, que acredita na força do dinamismo do agronegócio nacional, com seus potenciais e inúmeros desafios. Para finalizar o evento, a cooperativa preparou um coquetel comemorativo. (Imprensa Batavo)