AGRO: Dia da Avicultura: Cocari comemora cooperado com maior IEP do Brasil na integração com a Aurora

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

agro cocari avicultura 29 08 2023Em 28 de agosto é comemorado o Dia da Avicultura, segmento entre os mais importantes da cadeia do agronegócio brasileiro e mundial. Neste ano, a data merece uma comemoração ainda mais especial na Cocari: o cooperado Roberto Bittencourt obteve o maior Índice de Eficiência Produtiva (IEP) do Brasil em lotes mistos, um motivo de orgulho para o setor de Fomento Agrícola da cooperativa e para a integração Cocari-Aurora. “Esse índice para nós foi muito gratificante, por que vem coroar o nosso trabalho, nosso empenho e nossa dedicação”, comemora o avicultor, que tem aviário em Terra Boa, interior do Paraná.

Qualidade - A propriedade dele obteve o índice de 555, um recorde. Ele entrou para a integração em 2014. Atualmente com seis aviários e capacidade para alojar 222 mil aves, Bittencourt elenca uma somatória de fatores responsáveis pelo sucesso na atividade: desde uma ração boa, a qualidade dos pintainhos, boa equipe de trabalho, a entrega de produto na hora certa, insumos, e estar atento para que nada falte nos aviário. O resultado da soma foi promissor. “Nosso principal orgulho é saber que nossa produção está em todos os lares, em todo lugar do mundo, a todo tempo, com qualidade. Isso é muito gratificante”, reitera.

Desempenho - Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o IEP é o principal indicador que determina o desempenho zootécnico de um lote de frangos de corte. O índice expressa o ganho produtivo que é obtido durante as etapas de alojamento e desenvolvimento das aves, levando em consideração fatores como: ganho de peso diário, viabilidade e conversão alimentar.

Novas metas - O supervisor de Avicultura da unidade industrial da Aurora Coop de Mandaguari, Andreo Eckel, reforça que os aviários da Integração Cocari-Aurora já vêm alcançando excelentes índices, trabalhando com médias bem altas, tendo excelentes resultados de vários produtores, mas ainda não tinha conseguido chegar ao recorde. “Com muito trabalho e dedicação de toda equipe técnica, do produtor, e do granjeiro principalmente, chegamos a esse novo índice recorde, que traz para todos os produtores uma nova meta”, avalia.

Potencial - Segundo ele, se existe esse índice, e se um produtor chegou nele, é porque o potencial genético da ave tem capacidade para chegar. E, lógico, todos os produtores vão almejar isso e têm o apoio da integração. “Para a Aurora, chegar a um resultado deste, mostra que a integração está no caminho certo com relação ao manejo, e isso traz melhor resultado financeiro para o produtor, levando à prosperidade, e menor custo para a Aurora, já que quanto maior o desempenho, menor o custo. Isso renova a energia de toda a equipe para trabalhar e continuar buscando esses índices”, destaca o supervisor.

Fomento - Atualmente, a Cocari conta com 266 aviários, em 26 municípios do Paraná. A capacidade estática dos aviários e o número de abates realizados na Aurora Coop variam de acordo com o tamanho do aviário. A integração trabalha com o alojamento de 13 aves por metro quadrado. Grande parte dos aviários da integração possui 2.400 m ou 3.000 m, alojando, assim, em torno de 31.200 a 39.000 aves. Os maiores podem chegar a 3.600m² e alojam em torno de 46.800 aves. Os abates são realizados seis dias por semana, de segunda a sábado, com a capacidade diária de 170.000 aves, chegando a aproximadamente 4.250.000 aves abatidas por mês.

Mercado aquecido - De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o ano de 2022 testemunhou uma produção de carne de aves de 14,524 milhões de toneladas e as projeções para 2023 são ainda mais animadoras, com a previsão de aumento para até 14,950 milhões de toneladas. Para o mercado interno, a ABPA projeta que a oferta de carne de aves pode atingir até 9,850 milhões de toneladas em 2023, representando um aumento potencial de até 1,5%. Essa estimativa reflete a eficiência e a capacidade da cadeia de produção avícola brasileira em acompanhar o ritmo da demanda interna, garantindo a oferta adequada para os consumidores locais.

Exportação - O crescimento nas exportações de carne de aves dever alcançar 5,2 milhões de toneladas em 2023, aumento de 8,0% em relação a 2022, destacando o Brasil nos mercados internacionais e a habilidade de conquistar novas oportunidades de negócios em meio a um ambiente comercial desafiador. (Redação Cocari)

 

Conteúdos Relacionados